15
setembro
2010
22:26

“Operação Sorriso” reprova 11 lotes de produtos odontológicos e de higiene bucal

Dos 89 lotes de produtos odontológicos e de higiene bucal fiscalizados na “Operação Sorriso”, realizada nesta segunda-feira (13/9) pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, 11 (12,36%) foram autuados por apresentarem erros na quantidade de produto em relação ao que indicava a embalagem.

Os exames em itens como antisséptico bucal, fio dental, antiinflamatórios líquidos, água oxigenada, dentre outros foram realizados simultaneamente nos laboratórios do Ipem-SP em São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.

Superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, destaca o objetivo da operação. “A fiscalização de produtos pré-medidos (pesados ou medidos sem a presença do consumidor) é rotineira, mas ações especiais são interessantes para chamar a atenção do consumidor para possíveis erros, principalmente por se tratar de itens de saúde bucal”.
Representantes das empresas fiscalizadas são previamente convidados a presenciar os exames.

Caso haja irregularidade, o fabricante do produto é autuado e tem dez dias para apresentar defesa à Procuradoria Jurídica do Ipem-SP, que definirá a multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume a responsabilidade sobre possíveis erros.

Segue abaixo relação de produtos que apresentaram irregularidades na “Operação Sorriso”:

 

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *