27
maio
2011
20:46

Após programa de proteção, prefeitura lança ‘Gesto do Pedestre’

Pedestres entre carros na faixa de pedestre do cruzamento da rua Riachuelo com rua Quintinho Bocaiuva, em SPRodrigo Capote – 10.mai.2011/Folhapress

A Prefeitura de São Paulo lançou, nesta sexta-feira, o “Gesto do Pedestre” –que pretende garantir a preferência do pedestre na travessia onde não houver semáforo ou agentes de trânsito.

Esquina sem semáforo tem pouco marronzinho

Especialistas questionam projeto que tenta proteger pedestre

Falta de sinal inibe “bons modos” no trânsito na região da Sé

Com a nova regra, de acordo com a portaria publicada pela Secretaria Municipal de Transportes no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o pedestre poderá fazer o gesto colocando o braço a frente do corpo para solicitar preferência ao motorista.

A ação deverá ser feita sempre utilizando as faixas, quando essas se encontrarem a uma distância de até 50 metros, e deverá levar em consideração a visibilidade, a distância e a velocidade dos carros –conforme já prevê o artigo 69 do Código Brasileiro de Trânsito.

A portaria da Prefeitura diz ainda que, em vias de grande fluxo de veículos, os pedestres deverão fazer o gesto preferencialmente ao formar-se um grande número de pessoas com intenção de atravessar a via.

Segundo a CET, a medida resulta de sugestões feitas pela sociedade, além da experiência bem-sucedida registrada em Brasília (DF).

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO PEDESTRE

O ‘Programa de Proteção ao Pedestre’ foi lançado no último dia 11 de maio e criou oito ZMPP (Zona de Máxima Proteção ao Pedestre). A primeira região a receber a ação da CET foram o centro e avenida Paulista.

Nas próximas semanas, a região central e avenida Paulista receberá uma ação específica para a orientação de pedestres e motoristas em relação ao uso do ‘Gesto do Pedestre’, segundo a CET.

A ação, diz a CET, envolverá monitores de travessia e agentes de trânsito da CET em cruzamentos sem semáforos para automóveis e pedestres. A medida será aplicada menos de uma semana após a FOLHA ter divulgado que os cruzamentos sem semáforos da primeira ZMPP contavam com poucos marronzinhos.

O programa do pedestre deverá ser estendido a outras áreas da cidade a partir da segunda quinzena de junho. Apesar disso, o ‘Gesto do Pedestre’ passa a valer a partir desta sexta-feira –data da publicação da portaria.

RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Lançamento do Programa de Proteção ao Pedestre. Assista a um flagrante do Blog do Cury
  2. Mais uma internauta relata humilhações no programa do Gugu
  3. Após divulgação no blog, prefeitura limpa escadaria ao lado de viaduto
  4. Faixa de pedestre, pra quê?
  5. Superintendente do Ipem-SP participa de lançamento de programa de avaliação de carros novos

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *