No próximo domingo (24), diversas atividades vão comemorar o primeiro ano da ciclofaixa de lazer de São Paulo, que liga os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas nas manhãs de domingo (das 7h às 14h).
Haverá um passeio ciclístico com largada no parque das Bicicletas às 10h, performance em bikes especiais, animadores, mini pista para crianças e empréstimo de bicicletas e capacetes.
Nos 52 domingos em que foi aberta, a ciclofaixa já atraiu 728 mil pessoas. O primeiro domingo contou com mais de 9.000 participantes, mas hoje ela já recebe, em média 14 mil pessoas –contingente que chega a 20 mil nos dias ensolarados.
De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), são usados 2.500 cones, 250 cavaletes, 80 banners e faixas de orientação e 50 rolos de fita zebrada para separar os ciclistas dos motoristas. Todos os domingos, 12 operadores de tráfego e 65 monitores da Federação Paulista de Ciclismo orientam os usuários. Desde que foi inaugurada, diz a CET, foram registrados dois acidentes entre veículos e ciclistas na ciclofaixa, sem vítimas graves.
AMPLIAÇÃO
Desde o ano passado, existe um projeto de ampliar o percurso até o parque Villa Lobos e a USP. O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, chegou a dizer que estaria pronto até dezembro de 2009.
Atualmente com 10 km de extensão, o percurso teria 30 km (nos dois sentidos). O trajeto definitivo ainda está em fase de análise pelos patrocinadores e pela prefeitura. A CET diz que estuda um trajeto que proporcione maior segurança para os ciclistas e o mínimo de impacto no tráfego.
A nova previsão é que a ampliação ocorra até o fim do ano.
VEJA O PERCURSO DA CICLOFAIXA