16
maio
2012
01:29

Câmara aprova projeto de lei que tipifica crimes cibernéticos

A Câmara aprovou nesta terça-feira no plenário o projeto de lei que acrescenta ao Código Penal a tipificação de crimes cibernéticos. A proposta de autoria dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Luiza Erundina (PSB-SP) segue para votação no Senado.

Entre os crimes previstos no projeto está a violação do mecanismo de segurança de um internauta com o fim de adulterar ou destruir dados ou informações. A pena estabelecida para este caso é de detenção de três meses a um ano e multa.

De acordo com a proposta, se a invasão resultar na obtenção de conteúdo privado, segredos comerciais e industriais ou informações sigilosas a pena prevista passa a ser de seis meses a dois anos de reclusão, mais multa.

Caso os crimes sejam praticados contra representantes dos Três Poderes, governadores, prefeitos, entre outras autoridades, a pena aumenta de um terço à metade.

Durante a votação alguns deputados lembraram do recente episódio em que a atriz Carolina Dieckmann teve fotos íntimas divulgadas na internet após ter o e-mail invadido por hakers.

“É um projeto avançado e que vai permitir a penalização dos indivíduos que invadiram os e-mails da Carolina Dieckaman nas ultimas semanas. Vai produzir transformação importante no uso da internet”, afirmou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

De acordo com as investigações preliminares conduzidas pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os supostos hackers seriam de Minas Gerais e São Paulo.

Folha Online
ERICH DECAT
DE BRASÍLIA

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Câmara aprova criminalização da exigência de cheque caução em hospital
  2. Projeto de Lei do Vereador Ricardo Teixeira (PSDB) prevê estacionamento grátis em shopping
  3. Senado aprova criminalização da exigência de cheque caução em hospital
  4. Garantia de seguro em estacionamentos para motos e bicicletas é lei e já está em vigor
  5. Prefeitura amplia projeto e SP ganha grelhas recicláveis em ruas de 23 Subprefeituras

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *