11
agosto
2011
22:58

CET amplia a padronização de velocidade em vias das zonas Sul e Oeste

Medida visa uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em algumas importantes vias das regiões sul e oeste da cidade em 60 km/h, a partir do próximo dia 15 de agosto (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 12,9 quilômetros destas vias.

As vias que terão a velocidade uniformizada são:

- Avenida Escola Politécnica;

- Avenida Lineu de Paula Machado;

- Avenida Dona Belmira Marin (entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e Balsa Bororé);

- Avenida Vitor Manzini (entre a Ponte do Socorro e Avenida Washington Luís);

As mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Escola Politécnica e Lineu de Paula Machado, num total de 3,6 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Nos 9,3 quilômetros restantes a velocidade regulamentada será mantida em 60 km/h.

Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 30 km/h a velocidade nos locais de lombadas nas avenidas Escola Politécnica e Dona Belmira Marin, bem como de 50 Km/h nas faixas exclusivas de ônibus. Veículos autorizados a trafegar por estas faixas devem respeitar o limite de velocidade.

Redução de acidentes

A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito – como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas – tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.

Novas padronizações

Ainda no mês de agosto, a CET pretende levar a uniformização das velocidades as seguintes vias:

· Ponte do Piqueri;

· Ponte da Freguesia do Ó;

· Ponte Presidente Jânio Quadros;

· Ponte Tatuapé;

· Ponte Cidade Jardim, Praça Deputado Percival de Oliveira e Praça Nicolau David;

· Ponte Jaguaré;

· Ponte Cidade Universitária, Praça Alberto Rangel e Praça Arcipreste Anselmo de Oliveira;

· Ponte Eusébio Matoso, Praça Eugene Boudin e Praça Antonio Sabino;

· Praça Augusto Radmaker Grunewald e Praça do Cancioneiro.

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