Medida visa uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade em vias da Zona Oeste em 60 km/h, a partir do próximo dia 07 de setembro (quarta-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos motoristas que circulam pelos 17,6 quilômetros destas vias.
As vias que terão a velocidade uniformizada são:
· Avenida General Edgar Facó (entre a Avenida Fuad Lutfalla e a Ponte do Piquerí)
· Avenida Fuad Lutfalla (entre as avenidas Edgar Facó e Elisio Teixeira Leite)
· Avenida Queiroz Filho (entre a Ponte do Jaguaré e a Avenida Padre Pereira de Andrade)
· Praça Apecatu
· Praça Mario Saad
· Rua Henri Bouchard
· Rua Manoel Velasco
· Avenida Elíseo Cordeiro de Siqueira (entre a Avenida Fandi Chaquib Kalil e a Rua Itapicuru-Mirim)
· Avenida Pompéia
· Avenida Joaquina Ramalho (entre a Avenida Conceição e a Praça Stélio Machado Loureiro)
· Rua dos Machados (entre a Praça Stélio Machado Loureiro e a Rua da Coroa)
· Praça Stélio Machado Loureiro
· Avenida Olavo Fontoura
· Avenida Doutor Antonio Maria Laet
· Rua Paranabi
· Avenida Nadir Dias de Figueiredo
As mudanças acontecerão especialmente nas avenidas Olavo Fontoura, Joaquina Ramalho e Rua dos Machados , num total de 4,3 km de extensão, onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 40 km/h a velocidade nas ruas Henri Bouchard e Manoel Velasco (alças de acesso); e em 50 km/h nas avenidas Elíseo Cordeiro de Siqueira, Pompéia e Praça Stélio Machado Loureiro, bem como nas faixas exclusivas de ônibus. Veículos autorizados a trafegar por estas faixas devem respeitar este limite. No restante, a velocidade regulamentada será mantida em 60 km/h.
Estão sendo implantadas 164 placas de regulamentação de velocidade e advertência para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade, pois, a partir do dia 07 de setembro, os veículos que desrespeitarem serão autuados.
Redução de acidentes
A segurança do trânsito depende de um maior controle da velocidade. Na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo pode evitar ou abrandar sua gravidade. Diante desse fato, a CET vem desde o ano passado implantando o Programa de Padronização de Velocidade em diversas vias e corredores da cidade com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito em São Paulo.
Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito – como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas – tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.
Novas padronizações
Em setembro, a CET pretende ainda levar a uniformização das velocidades as seguintes vias:
· Avenida Jaguaré
· Avenida Valdemar Ferreira
· Avenida Atlântica
· Avenida Doutor Chucri Zaidam
· Avenida Guarapiranga