23
outubro
2010
09:24

CET espalha rush em bairro residencial da zona sul de São Paulo

A proibição das conversões de veículos à esquerda para quem trafega na avenida Jornalista Roberto Marinho, zona sul de São Paulo, levou o trânsito para ruas residenciais ao lado da via.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), as mudanças implementadas na região no final de setembro têm o objetivo de “aumentar a fluidez e a segurança” em toda a avenida. Seis conversões e dois retornos foram proibidos na avenida até o momento.

Para mudar de sentido na avenida, agora é preciso entrar à direita e trafegar por ruas exclusivamente residenciais para fazer o retorno. A antiga Água Espraiada liga a marginal Pinheiros à avenida Washington Luis.

Nos horários de pico da manhã e da tarde, é fácil perceber o transtorno. Na rua Bernardino de Campos, no final da tarde de ontem, a Folha contou 89 carros em 15 minutos no trecho usado como retorno. Em outros quarteirões da mesma rua, que fica paralela a avenida, circularam apenas 19.

Apesar do aumento de tráfego em ruas residenciais, Creso Peixoto, especialista em trânsito, aprova a medida e diz que a proibição da conversão à esquerda diminui o risco de acidentes.

Em grandes avenidas da cidade, afirma ele, medidas semelhantes foram tomadas no passado. “Na Ibirapuera, nos anos 90, isso também ocorreu”, diz Peixoto.
Se a segurança aumenta na avenida, ela diminui nas vizinhanças, dizem os moradores do entorno.

“Aqui só passavam mesmo os moradores, alguém que ia visitar. Era uma calmaria e agora é isso aqui 24 horas por dia”, diz Lindomar Alves, 52, vigia da rua Conde Porto Alegre há 20 anos.

“Acabou a nossa paz”, afirma a advogada Erci do Amaral, 60. “Acordava com o canto dos pássaros, mas agora freadas e buzinas fazem parte da minha rotina.”

  Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
RAPHAEL VELEDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. CET revitaliza Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste
  2. Subprefeitura flagra mais um descarte irregular na zona Sul
  3. Zona Sul terá 9 praças e 2 canteiros revitalizados
  4. CET monitora trânsito no Morumbi para jogo entre São Paulo e Santos
  5. CET monitora trânsito no Transamérica Expo Center para “São Paulo Boat Show”

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *