03
junho
2011
22:11

CET padroniza velocidade no eixo Cruzeiro do Sul-Estado-Nazaré-Ricardo Jafet

Medida visa uniformizar a velocidade máxima nas vias e proporcionar maior segurança aos usuários 

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai uniformizar a regulamentação de velocidade nas avenidas Cruzeiro do Sul, do Estado, Dom Pedro I, Nazaré, Doutor Ricardo Jafet e Professor Abraão de Morais em 60 km/h, a partir do dia 06 de junho (segunda-feira). Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior segurança aos que circulam pelos 30,4 quilômetros dessas vias.

As mudanças acontecerão nas avenidas Cruzeiro do Sul, do Estado, Dom Pedro I e Nazaré, além de trechos da Doutor Ricardo Jafet e da Professor Abraão de Morais, num total de 26 km onde a velocidade cai de 70 km/h para 60 km/h. Nos 4,4 quilômetros restantes a velocidade regulamentada já é de 60 km/h. Estudos técnicos da CET indicaram a necessidade de manter em 50 km/h a velocidade no trecho final da Avenida Nazaré, próximo à Avenida Gentil de Moura, por tratar-se de um declive acentuado.

Estão sendo implantadas 296 placas de regulamentação de velocidade e advertência e 26 faixas informativas para alertar os motoristas. A CET recomenda aos usuários que estejam atentos quanto à nova regulamentação de velocidade e informa que os radares já estarão autuando, a partir do dia 06 de junho, os veículos que desrespeitarem a nova regulamentação.

Com a nova regulamentação de velocidade, a CET pretende aumentar a segurança neste eixo, com uma redução estimada de 20% no risco de acidentes.

No ano passado a CET já havia padronizado a velocidade nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta, vias que fazem parte do Corredor Norte-Sul. Por serem Vias de Trânsito Rápido (VTR) e por não possuírem cruzamentos e semáforos, a 23 de Maio e a Rubem Berta tiveram seu limite de velocidade mantido em 70 km/h. A redução da velocidade de 80 km/h para 70 km/h em fevereiro de 2010 resultou na redução de 63% nos acidentes com motos no horário de pico da manhã e de 50% no horário de pico da tarde.

Redução de acidentes e mortes

O controle da velocidade é crucial para a segurança do trânsito, já que, na maioria dos acidentes, a menor velocidade do veículo poderia ter evitado o acidente ou abrandado sua gravidade.

Investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Transportes na fiscalização do trânsito – como o aumento do efetivo de agentes da CET, ampliação da rede de fiscalização eletrônica, padronização do limite de velocidade e proibição de circulação de motos na pista expressa da Marginal Tietê, entre outras medidas – tiveram reflexos diretos sobre o número de vítimas fatais de acidentes de trânsito. O número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito em São Paulo, ao longo de 2010, caiu 1,8% ante 2009. Essa redução significa 25 vidas poupadas.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. CET padroniza velocidade no corredor Norte-Sul
  2. CET padroniza velocidade na avenida Jornalista Roberto Marinho
  3. CET padroniza velocidade no corredor Leste-Oeste
  4. CET padroniza velocidade na avenida Washington Luis
  5. CET monitora trânsito no Pacaembu para o jogo entre Corinthians e Cruzeiro

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *