30
novembro
2010
19:59

CET realiza Seminário e Curso para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promove, a partir do dia 3 de dezembro, o curso “Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito”. As inscrições são gratuitas e podem ser solicitadas tanto por técnicos de trânsito, como por profissionais da área de saúde, cuidadores, universitários, professores, áreas de RH de empresas e outras pessoas interessadas.

Na mesma data, a CET também promove o Seminário “Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito”, das 8h30 às 17h30, no Centro de Aprimoramento Profissional de Enfermagem (CAPE) / Conselho Regional de Enfermagem (COREN), situado na Rua Dona Veridiana, 298, Santa Cecília. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site http://cetsp1.cetsp.com.br/ead/seminario.aspx.

No dia 3 de dezembro é celebrado o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, data criada pela Organização das Nações Unidas com  o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas. A ONU calcula que no mundo existem cerca de 600 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. No Brasil, de acordo com o Censo-2000, 14,5% da população possui alguma deficiência, ou cerca de 27 milhões de pessoas. Na cidade de São Paulo, segundo estimativas, há mais de 1milhão de pessoas com algum tipo de deficiência.

Seminário

O seminário está aberto à participação de todos os interessados e contará com representantes da CET e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. O tema da palestra de Ariovaldo Vieira da Silva, advogado e sociólogo, gestor em educação pela CET-SP, é “Histórico da inclusão na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET -SP”. Ele estuda o tema inclusão há mais de 20 anos e atualmente dissemina a temática em site e auxilia professores e educadores a aceitarem o tema inclusão como desafio.

Também irá contribuir no Seminário Elisa Prado de Assis, que exporá o tema “Acessibilidade nas Calçadas: Programa Passeio Livre”. Atualmente ela trabalha na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde ministra o “Curso de Educação Continuada e Capacitação em Acessibilidade”, além de participar de outros projetos internos e grupos de trabalho, que visam a inclusão e a acessibilidade.

Entre outros temas de interesse que serão abordados no Seminário, estão “A Importância da Inclusão na Mídia”, pela fonoaudióloga Cláudia Cotes, criadora do  Telelibras, o primeiro telejornal inclusivo do país; “A inclusão da Criança com Deficiência no Ensino Regular”, pela jornalista Lia Crespo; “Anemia Falciforme e Acessibilidade”, com Berenice Assumpção KiKuchi; “O Acidente de Trânsito, traumas, sequelas e consequências para a Família”, com a psicóloga  Patrícia Baptista Figurelli.

Conteúdo do curso

O curso “Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito” faz parte do programa de ensino a distância elaborado pelo Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) com o suporte técnico do Senac, detentor de tecnologia nessa modalidade de ensino e é ministrado.

O curso terá carga horária de 20 horas distribuídas em quatro aulas, a serem cursadas durante o período de duas semanas. O modelo pedagógico é baseado na combinação de atividades colaborativas, aprendizagem orientada pelo professor e auto-aprendizagem. Durante o curso o aluno pratica os conceitos aprendidos nas atividades contextualizadas e exercícios de fixação. Os alunos serão avaliados, considerando a participação em 75%, no mínimo, das atividades do curso. A CET confere certificado, que será enviado por email aos alunos aprovados no curso.

Entre os assuntos abordados neste curso estão os seguintes tópicos: Inclusão e integração; Autonomia, independência e empoderamento; Circulação e mobilidade do pedestre; A cidade e a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida e Cuidados na rua – dicas de segurança para a circulação urbana, entre outros.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site da CET, no endereço: www.cetsp.com.br/ead.

CETET

Constantemente, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) desenvolve cursos e atividades educativas dirigidas ao público em geral. O CETET trabalha com o conceito de que o trânsito é um espaço público de realização da cidadania e deve ser pensado de forma integrada com as questões relacionadas à inclusão social, o meio ambiente, à saúde pública e em todos os aspectos que envolvem a convivência em sociedade.

Em 2009, atendeu cerca de 70 mil alunos do Ensino Básico, 1.200 motociclistas, 2.000 condutores, além de taxistas, idosos e pessoas com deficiência, que participaram dos cursos de pilotagem segura para motociclistas, de direção defensiva para condutores,  das palestras, dos Espaços Vivenciais de Trânsito, das ações de orientação de travessia, ou assistindo o Teatro de Fantoches, a peça “Festa na Floresta” e  grupo de mímica.

Também elaborado por técnicos do CETET, o curso gratuito de capacitação de professores Fazendo Escola: Formando Novos Valores no Trânsito vem sendo ministrado desde 2007 aos profissionais da rede de ensino na modalidade presencial,  e atendeu neste período mais de 1 mil professores.

Na modalidade ensino a distância, o CETET promove ainda os cursos de Capacitação de Professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Educação de Jovens Adultos. Para o público em geral está elaborando curso de Direção Segura, para condutores, e está com inscrições abertas para um curso de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Polícia Civil prioriza atendimento à pessoa com deficiência
  2. CET realiza cadastramento de moradores para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos
  3. CET monitora trânsito no Transamérica Expo Center para “São Paulo Boat Show”
  4. CET monitora trânsito no transamérica Expo Center para evento
  5. CET monta esquema especial de trânsito para as eleições 2010

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *