07
junho
2011
20:16

CET registra mais de 10 mil inscritos no programa de ensino a distância

Prestes a completar um ano, o Programa de Ensino a Distância sobre Educação de Trânsito superou todas as expectativas e já registrou mais de 10 mil inscrições. Lançado em julho de 2010, com o programa Fazendo Escola: Formando Novos Valores no Trânsito – cujo objetivo é capacitar professores para que eles possam implantar a educação para o trânsito como tema interdisciplinar e atuar como agentes multiplicadores nas instituições de ensino -, o projeto conta hoje com novos cursos a distância, entre eles: Capacitação de Professores para os Ensinos Fundamental e Infantil; Pilotagem Segura, Direção Defensiva e Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. 

Dos inscritos no Programa de Ensino a Distância sobre Educação de Trânsito, cerca de 7.600 são professores e educadores, 1.300 motociclistas e 1.100 motoristas.

O Programa foi elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com o suporte técnico do Senac, detentor de tecnologia nessa modalidade de ensino. Em seu dinamismo, o curso oferece aos participantes materiais diversos, conteúdos elaborados em animação, atividades de pesquisa, projetos, atividades colaborativas, jogos e textos de apoio.

Inteiramente gratuito, o curso é voltado à participação de todos os educadores dos níveis Infantil, Fundamental, Suplência e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, também podem se inscrever motoristas, motociclistas e pessoas com deficiência.

Mesmo sendo voltados para os moradores da Capital, os cursos também podem ser realizados por pessoas de outros estados. Dos mais de 10 mil participantes inscritos, cerca de 52% são da capital paulista, 30% de cidades da região Metropolitana e Interior do Estado e 17% de outros estados da federação. Houve até a inscrição de um aluno de outro país.

As inscrições para todos os cursos podem ser feitas através do site da CET, no endereço: www.cetsp.com.br/ead.

Cursos e carga horária

Com carga horária de 20 horas, os cursos de Capacitação de Professores em Educação para o Trânsito, têm como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos que tenham o trânsito como tema, despertando o interesse dos alunos quanto ao assunto, especialmente sobre a importância de respeitar a prioridade do pedestre no trânsito.

Também com carga horária 20 horas, o curso de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida é voltado para professores, educadores e cuidadores que convivem com pessoas com deficiência. O curso contribui para a conscientização da população no que diz respeito a locomoção das pessoas com deficiência e a inclusão das mesmas na sociedade.

Já os cursos de Direção Defensiva e Pilotagem Segura, que possuem carga horária de 8 horas, abordam temas ligados à segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

Ao longo dos cursos, os participantes poderão contar com o apoio pedagógico de tutores da área de educação de trânsito da CET. Ao final de cada um, os alunos recebem um Certificado de Conclusão.

Ainda em 2011, serão lançados mais dois cursos:

- Sustentabilidade e Trânsito;

- Família em trânsito: cidadania e qualidade de vida.

CETET

Constantemente, o Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET (CETET) desenvolve cursos e atividades educativas dirigidas ao público em geral.

Em 2010, foram atendidas mais de 40 mil pessoas, entre alunos, professores, motociclistas, condutores, taxistas, idosos e pessoas com deficiência, nas diversas atividades educativas oferecidas pelo CETET.

O Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – trabalha com o conceito de que o trânsito é um espaço público de realização da cidadania e que deve ser pensado de forma integrada com as questões relacionadas à inclusão social, meio ambiente, saúde pública e em todos os aspectos que envolvem a convivência em sociedade.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. CET realiza Seminário e Curso para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito
  2. Mais uma internauta relata humilhações no programa do Gugu
  3. Capital paulista registra mais de 70 mil casos de conjuntivite
  4. Lançamento do Programa de Proteção ao Pedestre. Assista a um flagrante do Blog do Cury
  5. Seleção concorrida aprova 2 mil homens no concurso de soldado

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *