22
abril
2011
22:25

Cirurgião tentou implantar coração de porco em paciente

Sangue e Entranhas

Mais que qualquer outro ramo da ciência, a história da medicina conta com personalidades inspiradoras e excêntricas e práticas assustadoras e engenhosas, dignas de dr. Frankenstein. Em 1969, Donald Longmore tentou implantar o coração e os pulmões de um porco em um paciente. Não estamos falando das cirurgias do século 19, isso aconteceu pouco tempo atrás.

Quem o condenaria? A anatomia do suíno é semelhante a do homem. Os porcos são usados como animais de experimentação para compreender a fisiologia humana.

Se você pode comer bacon, existe algum motivo ético para não aproveitar outras partes para salvar uma vida? A insulina, usada pelos diabéticos, pode ser extraída de bovinos e suínos.

A ideia poderia dar certo e revolucionar a ciência médica. Porém, o bicho corria mais que o cirurgião e seus ajudantes. Após uma longa perseguição, médico capturou o “doador”, mas o paciente não aguentou a espera.

O lançamento “Sangue e Entranhas”, do jornalista científico Richard Hollinghan, reúne diversos episódios do gênero. O texto –baseado no documentário homônimo da BBC– é uma compilação de procedimentos estranhos que renderam alguns acertos heroicos e muitos erros desastrosos.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. “A escola Impacta tentou descontar TODOS OS MEUS CHEQUES mesmo eu tendo pedido o cancelamento”, reclama internauta

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *