Com mais de 50 anos de trajetória, a Companhia de Danças da Bielorússia chega ao Memorial da América latina para se apresentar nos dias 3 e 4 de dezembro. A companhia é reconhecida em toda a Europa como um dos grupos mais bem-sucedidos ao reservar as tradições históricas da cultura local traduzindo–as para uma linguagem contemporânea.
O espetáculo é dedicado ao folclore russo e eslavo, em dois atos onde os bailarinos se apresentam com trajes típicos. No palco onze casais de dançarinos e um conjunto musical formado por instrumentos como o acordeom e o tsimbol com suas 78 cordas.
Dirigida pelo mestre em ballet Valentin Dudkevich a companhia de Danças da Bielorrússia conta com mais de 120 artistas entre bailarinos e músicos, o que permite manter dois grupos em turnês simultâneas. O repertório também é vasto: são mais de 50 obras combinadas em diversos programas que vai desde o mais tradicional folclore bielorusso a danças típicas de povos que imigraram para aquele país. Já a cenografia faz referência a vida nos povoados e aos trabalhos no campo evocados por festas dedicadas ao plantio e a colheita.
O MEMORIAL
Plantado em 84.480 m², no bairro da Barra Funda, o Memorial é um convite permanente às manifestações artísticas e científicas latino-americanas, um apelo para que elas façam do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer a sua casa em São Paulo.
Foi inaugurado em 18 de março de 1989 o Memorial da América Latina, com o conceito e o projeto cultural desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro. Assim, o Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina.
Desde então ele vem cumprindo seu papel. O Memorial fomenta a pesquisa e divulga seus resultados. Apóia a expressão da identidade latino-americana e incentiva seu desenvolvimento criativo. Coordena iniciativas de instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos. E difunde a história dos povos latino-americanos às novas gerações de estudantes.
SERVIÇO:
Companhia de Danças da Bielorússia
Fundação Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura,664 – Barra Funda – SP – 3823-4600
DIAS: 03, sábado, 21h e 04, domingo, 19h
Auditório Simón Bolívar
Capacidade : 1600 pessoas
Ingressos: R$ 60,00 e meia entrada.
Bilheteria: dia 02, das 14 às 19h, e dias 03 e 04, a partir das 14h.