28
outubro
2010
15:25

Conservação em acervos museológicos é tema da Jornada Cultural do Centro de Memória Bunge, em São Paulo

Inscrições podem ser feitas a partir de hoje pelo site da Fundação Bunge
 

São Paulo, 25 de outubro de 2010 – O Centro de Memória Bunge promoverá no dia 10 de novembro o último encontro da Jornada Cultural em 2010 a ser realizado na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O tema será “Conservação Preventiva em Acervos Museológicos”. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje no site da Fundação Bunge (www.fundacaobunge.org.br). São 100 vagas. 

O encontro é destinado aos profissionais que atuam em museus, bibliotecas e trabalham com restaurações de acervos históricos e estudantes da área. O tema colocará em discussão os princípios de conservação preventiva em acervos museológicos, passando pelo conceito de Reserva Técnica, procedimentos em áreas expositivas, princípios de climatização tais como controle de umidade relativa, incidência luminosa, identificação de presença de pragas, controle de poluição, normas de manipulação, transporte e embalagem de obras de arte. 

Teodora Sampaio, coordenadora da Reserva Técnica da Pinacoteca, ministrará a jornada e contará sobre sua experiência na instituição e também no Núcleo de Conservação e Restauro. Teodora é artista plástica pela Fundação Armando Álvares Penteado e especialista em Conservação e Restauração de Pinturas de Cavaletes pelo Instituto Paulista de Restauro. 

A Jornada Cultural do Centro de Memória Bunge abordou este ano os temas Documentos Permanentes em Centros de Memória Empresarial, em Jornada realizada em São Paulo; Patrimônio e Preservação da Cultura Local, em Rio Grande (RS) e  Ação Educativa: Mediação Cultural em Museus, em Ponta Grossa (PR).

 Serviço: Jornada Cultural – “Conservação Preventiva em Acervos Museológicos”

Data: 10 de novembro

Horário: das 10h às 18h

Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo

Endereço: Praça da Luz, 02

Inscrições a partir de 25 de outubro pelo site www.fundacaobunge.org.br (100 vagas).

Sobre a Fundação Bunge:

A Fundação Bunge foi criada em 1955 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social do grupo Bunge no Brasil. Esse trabalhou evoluiu ao longo do tempo para abranger também ações voltadas para a Sustentabilidade. A Fundação Bunge acredita que compartilhar conhecimento, disseminar a inovação e formar pessoas conscientes de que são as responsáveis pelas transformações que desejam é a forma de garantir no presente a construção de uma sociedade sustentável no futuro.

As iniciativas da Fundação Bunge dividem-se em três pilares de atuação: Incentivo à Excelência e ao Conhecimento Sustentável (Prêmio Fundação Bunge e apoio a estudos e pesquisas voltados para a Sustentabilidade); Socioambiental (Comunidade Educativa, um programa de escola sustentável e Comunidade Criativa, um programa de formação de jovens para o desenvolvimento local sustentável) e Preservação da Memória (Centro de Memória Bunge).

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo
  2. Procon-SP pede explicações da Eletropaulo sobre apagão no Centro
  3. Sabesp identifica mais de 12 mil fraudes na rede de abastecimento da Grande São Paulo
  4. CET monitora trânsito no Pacaembu para jogo entre Palmeiras e São Paulo
  5. Prefeitura amplia restrições a caminhões em São Paulo

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *