Grizar Júnior/AE
De acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil – Chuvas de Verão 2011/2012 (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/index.php?p=34879), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informa que a região do Ipiranga, Vila Mariana, Jabaquara e Zona Leste estao em estado de atenção para enchentes e o restante da cidade retorna ao estado de observação.
A medida é preventiva, pois há previsão de chuvas, o que pode causar enchentes. Informação com base na previsão meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo: www.cgesp.org.br
A Defesa Civil informa que é de extrema importância que a população siga as orientações do órgão para que vidas sejam preservadas e os desastres evitados. Acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/
Trabalho Preventivo
A Defesa Civil monitora a previsão do tempo, por meio da parceria com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que observa as condições meteorológicas e as transmite para a Defesa Civil. A partir destes dados são decretados os estados de criticidade (de acordo com o índice pluviométrico ou por medida preventiva) que podem ser de atenção, alerta ou alerta máximo:
Escorregamento de Encostas
Observação
Todo o período de vigência do Plano.
Atenção
Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas e previsão de continuidade das chuvas e necessidade de remoções.
Alerta
Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas, com escorregamentos generalizados e previsão de chuvas moderadas e fortes, Intensificação do monitoramento e avaliação da necessidade de remoções preventivas das moradias em situação de risco alto e muito alto remoções.
Alerta Máximo
Escorregamentos generalizados por todas as áreas de risco do município, associados à necessidade de grandes números de remoções de moradias em risco alto e muito alto. Dimensão do evento supera a capacidade de atendimento do município, necessitando do apoio de instituições federais e/ou estaduais.
Assim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) informa as coordenadorias distritais de Defesa Civil e demais órgãos atuantes no Plano Preventivo de Chuvas – bem como a imprensa – e, de acordo com a necessidade, vão a campo para checar a situação no local e tomar as providências necessárias.