19
janeiro
2012
23:15

Defesa Civil decreta estado de atenção para enchente no Ipiranga, Vila Mariana, Jabaquara e Zona Leste por medida preventiva

Grizar Júnior/AE

De acordo com o Plano Preventivo de Defesa Civil – Chuvas de Verão 2011/2012 (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/index.php?p=34879), a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informa que a região do Ipiranga, Vila Mariana, Jabaquara e Zona Leste estao em estado de atenção para enchentes e o restante da cidade retorna ao estado de observação. 

A medida é preventiva, pois há previsão de chuvas, o que pode causar enchentes. Informação com base na previsão meteorológica do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo: www.cgesp.org.br

A Defesa Civil informa que é de extrema importância que a população siga as orientações do órgão para que vidas sejam preservadas e os desastres evitados. Acesse:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/seguranca_urbana/defesa_civil/

 

Trabalho Preventivo

A Defesa Civil monitora a previsão do tempo, por meio da parceria com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) que observa as condições meteorológicas e as transmite para a Defesa Civil. A partir destes dados são decretados os estados de criticidade (de acordo com o índice pluviométrico ou por medida preventiva) que podem ser de atenção, alerta ou alerta máximo:

Escorregamento de Encostas

Observação

Todo o período de vigência do Plano.

Atenção

Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas e previsão de continuidade das chuvas e necessidade de remoções.

Alerta

Chuva acumulada de 60 mm em 72 horas, com escorregamentos generalizados e previsão de chuvas moderadas e fortes, Intensificação do monitoramento e avaliação da necessidade de remoções preventivas das moradias em situação de risco alto e muito alto remoções.

 

Alerta Máximo

Escorregamentos generalizados por todas as áreas de risco do município, associados à necessidade de grandes números de remoções de moradias em risco alto e muito alto. Dimensão do evento supera a capacidade de atendimento do município, necessitando do apoio de instituições federais e/ou estaduais.

Assim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) informa as coordenadorias distritais de Defesa Civil e demais órgãos atuantes no Plano Preventivo de Chuvas – bem como a imprensa – e, de acordo com a necessidade, vão a campo para checar a situação no local e tomar as providências necessárias.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Defesa Civil decreta estado de atenção para enchentes
  2. Moradores recebem alerta de enchentes por SMS em SP
  3. CET interdita avenida na Vila Mariana para evento
  4. Internauta denuncia comércio irregular na região da Subprefeitura de Vila Mariana
  5. Solapamento interdita faixas da avenida do Estado. Motorista, evite o sentido Ipiranga

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *