18
maio
2012
01:15

Denunciado por Veja como “robô” contra a revista, perfil cancela conta no Twitter

lucy_in_sky_
Anderson Scardoelli

A revista Veja desta semana traz a matéria que denuncia a criação de perfis no Twitter que são controlados por robôs para promoverem campanhas difamatórias contra a revista, por exemplo. Na reportagem, que ocupa cinco páginas, é citado que o “usuário” @lucy_in_sky_ foi programado para repetir mensagens automaticamente. Nessa quarta-feira, 16, a conta estava apagada do microblog – voltando ao ar na madrugada desta quinta, 17.

Responsável por divulgar que o perfil sumiu da rede social, o colunista da versão online da Veja, Reinaldo Azevedo, afirmou, em sua página na internet, que descobriu o fechamento da conta no microblog por acaso. “Fui acessar o tal perfil agora há pouco só por curiosidade. ‘Vamos ver o que andam dizendo… Vamos ver se aquela pacata dona de casa, que se dedica com tanto afinco a difamar uma publicação, continua lá, firme!, na sua militância doméstica’”, publicou o jornalista. 

Azevedo afirmou que o perfil @lucy_in_sky_ foi usado pelos “petralhas”, termo que usa para se referir a determinado setor do PT. Na reportagem da Veja, a criação de robôs no Twitter é atribuída ao presidente do partido e deputado estadual de São Paulo, Rui Falcão. A edição impressa afirma que o petista é “o grande pregador da supressão da liberdade de imprensa e patrono da guerrilha digital”.

Desde que a reportagem da Veja foi divulgada, no sábado, 12, o site oficial do Partido dos Trabalhadores publicou nove notas críticas à revista, como a acusar de mentir sobre a informação de robôs (perfis montados para reproduzirem mensagens definidas por um programador) das redes sociais. A legenda chegou a reproduzir a entrevista que o perfil @lucy_in_sky_ concedeu se identificando como “uma pacata carioca de 59 anos, estudiosa do comportamento humano, amante dos animais e profissional da saúde”. Um dia depois, porém, o usuário não pode mais ser encontrado no microblog sem ter o nome revelado.

Ao reproduzir na íntegra post do Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, o site do Partido dos Trabalhadores informou que “o PT, enquanto instituição, bem como seu presidente, Rui Falcão, foram falsamente acusados de terem fraudado as regras de uma rede social para difamarem Veja”, e prosseguiu. “Tudo, absolutamente tudo o que diz a matéria da Veja sobre ‘táticas para fraudar redes sociais’ é que é uma imensa fraude”.

O retorno

Ao reativar a conta no Twitter na madrugada desta quinta, o perfil @lucy_in_sky_ segue sem identificar. No retorno à rede social, o usuário afirma que excluiu, temporariamente, o espaço que mantinha no microblog, por sofrer “bombardeio”. Durante os cinco dias que antecederam a publicação deste semana da Veja, o perfil se dedicou a reproduzir centenas de mensagens com as hashtags #VejaTemMedo, #VejaComMedo e #VejaVaiPraCpi.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Twitter ajuda a driblar o trânsito na Ecovias e Ecopistas
  2. Metrô responde ao Blog do Cury, via Twitter, a respeito de cadeirante preso em plataforma
  3. Motoristas continuam desrespeitando a faixa de pedestres em cruzamento denunciado há anos pelo blog. E nada de fiscalização
  4. Restaurante Arábia Villaboim superfatura conta de cliente. A casa divulga uma explicação.
  5. Veja aqui lista de sites que não entregam produtos

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *