26
maio
2011
21:33

Durante fiscalização rotineira Ipem-SP detecta fraudes em posto de combustível da zona sul da capital

Nesta terça-feira (24/5), equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, descobre indícios de fraudes em 13 bombas de combustíveis, no Petrobrasil Autoposto Ltda, bandeira branca, localizado na Avenida Miguel Stéfano, 1916, Saúde, zona sul da capital paulista. As bombas chegavam enviar para o tanque do consumidor 1,36 litro a menos, a cada 20 litros abastecidos.

Segundo os fiscais, além de apresentarem “jumpers”, ou seja, alterações visíveis no circuito eletrônico, a suspeita é de que as placas dos equipamentos não sejam originais de fábrica. Apreendidas pelo Ipem, as placas serão encaminhadas ao fabricante para emissão de um laudo sobre a autenticidade do material.

Policiais do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) foram ao local e conduziram o gerente do posto para depoimento na delegacia. “O apoio da polícia reforça nossa atuação e com isso fechamos o cerco contra esses fraudadores”, afirma o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula. Além da autuação do posto, o instituto vai apurar a responsabilidade da oficina cadastrada pelo Ipem para cuidar da manutenção das bombas. “Se for comprovado o delito é possível cassar a autorização da oficina”, afirma Fabiano. O posto autuado têm dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP, que depois disso define multa entre R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.

Durante a fiscalização, técnicos do Ipem fizeram o exame visual das bombas, checagem das marcas de verificação e do sistema de lacração, seguidos de testes para verificar se a quantidade de combustível registrada no momento do abastecimento é a mesma recebida pelo tanque do veículo do consumidor. Neste caso, é utilizado um medidor padrão de 20 litros. Em 2010, o Ipem-SP verificou 88.637 bombas de combustível, das quais 5.516 foram reprovadas, gerando 473 autos de infração para postos de combustível.

Nos primeiros três meses de 2011, 66 postos foram autuados por irregulares em mais de mil bombas de combustíveis. Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br. No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Assessoria de Comunicação do Ipem-SP

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Em Araraquara, Ipem autua 10 dos 26 postos de combustíveis fiscalizados durante a operação “SPC”
  2. Ipem autua 11 (34,37%) dos 32 postos de combustíveis fiscalizados durante
  3. Nesta quinta-feira Ipem-SP lança cartilha sobre fiscalização em postos de combustíveis
  4. Ipem autua 16,86% das lojas da capital fiscalizadas durante “Operação Papai Noel”
  5. Ipem-SP autua seis lojas durante “Operação Dia das Crianças”

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *