04
novembro
2011
20:01

GCM flagra motorista jogando entulho em área de Preservação Ambiental e apreende caminhão

Guardas Ambientais da GCM flagraram nesta sexta-feira (04/11), durante ronda no perímetro “Recanto Campo Belo”, um caminhão realizando descarte irregular de entulho na rua Irene Pedroso Cataldo, nº 70 – Parelheiros, zona Sul da cidade. O motorista foi conduzido ao 2º DP Ambiental. Os guardas elaboraram também notificação sobre o descarte irregular de entulho, que será encaminhado à subprefeitura e ao Núcleo Geral descentralizado da Secretaria do Verde e Meio Ambiente que poderá resultar multas de até R$ 12 mil e enquadramento em crime ambiental.

 

 

 

A Guarda Ambiental realiza a proteção e fiscalização de áreas ambientais, de interesse público e mananciais com o objetivo de combater às ocupações irregulares e os danos ambientais. Entre as ações estão a prevenção e a inibição de despejos de entulhos e / ou produtos químicos em rios, mananciais, áreas de preservação ambiental e permanente. O policiamento em todos os parques municipais na cidade de São Paulo também é missão da GCM.

 

 

 

Campanha Educativa

 

 

 

A Guarda Civil Metropolitana iniciou no dia 3 de outubro uma campanha educativa, de conscientização e de responsabilização – em algumas regiões da área central da cidade, inclusive na Praça da Sé, no quadrilátero da Casper Líbero, Mauá, Couto de Magalhães, Bom Retiro e outros locais com pontos de descarte irregular. Foram abordadas 4 mil pessoas, como: comerciantes, moradores, carroceiros e demais cidadãos, que receberam folhetos explicativos com conteúdo que conscientiza e orienta a população para não descartar resíduos irregularmente e foram orientadas 2087 pessoas.

 

 

 

Em posse desse material, os GCMs orientam a população, da importância de não jogar lixo nas ruas, fora dos horários pré-estabelecidos.

 

Na ação, durante o mês de outubro, também foram orientadas 2.239 pessoas por descarte irregular de lixo ou entulho de grande gerador e ponto viciado, durante fiscalização. Até o momento, foram expedidas 84 notificações, que poderão se transformar em multas de até R$ 12 mil, sendo 37 ambientais e 47 em toda a cidade. Pode ser observada uma sensível melhora na desordem urbana, na área de atuação da GCM, como por exemplo a região do Bom Retiro, José Paulino, quadrilátero da Couto e Cásper Libero e Praça da Sé.

 

 

 

Os Guardas Civis Metropolitanos também fazem os autos de Comunicado de Descarte Irregular de Resíduos, através de um talonário (CDIR), Auto de Apreensão (AA), Comprovante de Recolhimento (CR) e demais documentos, adotando os procedimentos, que visem à aplicação da multa correspondente à infração constatada, bem como a condução dos veículos até o local de custódia em parceria com a Subprefeitura da região.

 

O cidadão pode denunciar as ocorrências de descarte irregular de resíduos sólidos, na sua região, através dos telefones 153 da Guarda, 156 da Prefeitura, 0800-727-0211 Limpurb e 190 da Polícia Militar.

 

 

 

Com base na Portaria Intersecretarial nº002/SES/SMSU/2011, publicada no Diário Oficial da Cidade, agentes das Secretarias Municipais de Serviços e de Segurança Urbana, a Guarda Civil Metropolitana, fiscalizarão 1.828 pontos vulneráveis ao descarte no município.

 

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Subprefeitura flagra veículo depositando entulho em via pública em M’ Boi Mirim
  2. Subprefeitura flagra descarte ilegal de entulho às margens da Billings
  3. Polícia Ambiental apreende 3,5 toneladas de pescados
  4. Jornalista flagra descarte de entulho na zona Leste
  5. Subprefeitura flagra mais um descarte irregular na zona Sul

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *