94 novos veículos irão renovar a frota do Deinter-7
O governador Alberto Goldman entregou, na manhã deste sábado (09), 94 novas viaturas para a Polícia Civil da região de Sorocaba, adquiridas com investimento de R$ 3,4 milhões do Governo de São Paulo. A frota faz parte de um lote de mais de 1.000 veículos, que serão entregues à Polícia Civil em todo o Estado. A região de Sorocaba foi a primeira a receber, pois as viaturas já serão utilizadas na segurança do festival de música SWU, realizado em Itu, entre os dias 09 e 11 deste mês.
Os novos automóveis renovam a frota e atendem às demandas do trabalho de investigação desenvolvido pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter-7). Setenta e seis veículos são caracterizados, pintados com o padrão gráfico em preto e branco, que caracteriza a Polícia Civil. E as outras 18 são descaracterizadas. Das viaturas caracterizadas, 20 serão destinadas à Delegacia Seccional de Itapeva; 16 à de Avaré; 15 à de Sorocaba; 14 à de Itapetininga; e 11 à de Botucatu. Os carros são dos modelos Blazer, Corsa e Parati.
De 2007 a 2010, foram investidos cerca de R$ 285 milhões na aquisição de mais de 7.600 novos veículos, destinados às Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica.
Estiveram presentes na entrega das viaturas o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o delegado geral de polícia, Domingos Paulo Neto, o diretor do Deinter-7, delegado Weldon Carlos da Costa, o chefe do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), coronel Silvério Leme Filho, e o prefeito interino de Sorocaba, José Aílton Ribeiro.
Prisão na Barra Funda e taxa de 10 homicídios por 100 mil
Durante a solenidade de entrega, Goldman aproveitou para elogiar a atuação de policiais militares em um acompanhamento policial na Barra Funda, na Capital, durante a tarde de ontem. ”Era uma situação de alta periculosidade, envolvendo um indivíduo fora de controle. O resultado da ação mostrou muita habilidade da polícia. Uma situação difícil, envolvendo um indivíduo perigoso. Naquelas circunstâncias, poderia colocar em risco a vida de outras pessoas, mas o resultado final foi positivo”. Um procurado pela Justiça foi preso a bordo de um veículo, sem que ninguém mais ficasse ferido, em uma ação com contornos cinematográficos, transmitida ao vivo pela televisão.
Goldman destacou também que o Estado atingiu a média de 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, próxima à de países desenvolvidos, e menor que metade da média nacional, de 24,5/100 mil. Sem os dados de São Paulo, a média brasileira aumentaria para mais de 30 casos por 100 mil/ano.
Baixos índices na região de Sorocaba
O molho de chaves das viaturas foi entregue pelo governador nas mãos do diretor do Deinter-7, Weldon Carlos da Costa. O delegado agradeceu a Goldman pelas inúmeras obras em unidades policiais na região do departamento, como a criação do segundo plantão 24 horas em Sorocaba, a remodelação do primeiro plantão da cidade, e as reformas das Delegacias de Iperó, Fartura, Itajaí e da Dise de Itapeva.
O diretor lembrou também que, com a entrega de computadores pelo Governo do Estado, todos os 78 municípios da região do Deinter-7 estão conectados ao sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO). “Sorocaba tem os menores índices de criminalidade, entre as cidades com mais de 400 mil habitantes, graças à integração entre Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público”, afirmou Weldon.
Entre as dez cidades com mais de 100 mil habitantes com menores índices de criminalidade, três são da região do Deinter-7: Votuporanga, Salto e Botucatu. Com relação a roubos, Sorocaba tem taxa próxima da metade da média estadual: 345 casos por grupo de 100 mil, contra 647/100 mil, no Estado.