10
outubro
2010
10:30

Governador entrega novas viaturas à Polícia Civil de Sorocaba

94 novos veículos irão renovar a frota do Deinter-7  

 

O governador Alberto Goldman entregou, na manhã deste sábado (09), 94 novas viaturas para a Polícia Civil da região de Sorocaba, adquiridas com investimento de R$ 3,4 milhões do Governo de São Paulo. A frota faz parte de um lote de mais de 1.000 veículos, que serão entregues à Polícia Civil em todo o Estado. A região de Sorocaba foi a primeira a receber, pois as viaturas já serão utilizadas na segurança do festival de música SWU, realizado em Itu, entre os dias 09 e 11 deste mês. 

Os novos automóveis renovam a frota e atendem às demandas do trabalho de investigação desenvolvido pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter-7). Setenta e seis veículos são caracterizados, pintados com o padrão gráfico em preto e branco, que caracteriza a Polícia Civil. E as outras 18 são descaracterizadas. Das viaturas caracterizadas, 20 serão destinadas à Delegacia Seccional de Itapeva; 16 à de Avaré; 15 à de Sorocaba; 14 à de Itapetininga; e 11 à de Botucatu. Os carros são dos modelos Blazer, Corsa e Parati. 

De 2007 a 2010, foram investidos cerca de R$ 285 milhões na aquisição de mais de 7.600 novos veículos, destinados às Polícias Militar, Civil, Técnico-Científica. 

Estiveram presentes na entrega das viaturas o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, o delegado geral de polícia, Domingos Paulo Neto, o diretor do Deinter-7, delegado Weldon Carlos da Costa, o chefe do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7), coronel Silvério Leme Filho, e o prefeito interino de Sorocaba, José Aílton Ribeiro.

Prisão na Barra Funda e taxa de 10 homicídios por 100 mil 

Durante a solenidade de entrega, Goldman aproveitou para elogiar a atuação de policiais militares em um acompanhamento policial na Barra Funda, na Capital, durante a tarde de ontem.  ”Era uma situação de alta periculosidade, envolvendo um indivíduo fora de controle. O resultado da ação mostrou muita habilidade da polícia. Uma situação difícil, envolvendo um indivíduo perigoso. Naquelas circunstâncias, poderia colocar em risco a vida de outras pessoas, mas o resultado final foi positivo”. Um procurado pela Justiça foi preso a bordo de um veículo, sem que ninguém mais ficasse ferido, em uma ação com contornos cinematográficos, transmitida ao vivo pela televisão.  

Goldman destacou também que o Estado atingiu a média de 10 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, próxima à de países desenvolvidos, e menor que metade da média nacional, de 24,5/100 mil. Sem os dados de São Paulo, a média brasileira aumentaria para mais de 30 casos por 100 mil/ano.

Baixos índices na região de Sorocaba

O molho de chaves das viaturas foi entregue pelo governador nas mãos do diretor do Deinter-7, Weldon Carlos da Costa. O delegado agradeceu a Goldman pelas inúmeras obras em unidades policiais na região do departamento, como a criação do segundo plantão 24 horas em Sorocaba, a remodelação do primeiro plantão da cidade, e as reformas das Delegacias de Iperó, Fartura, Itajaí e da Dise de Itapeva.

O diretor lembrou também que, com a entrega de computadores pelo Governo do Estado, todos os 78 municípios da região do Deinter-7 estão conectados ao sistema de Registro Digital de Ocorrências (RDO). “Sorocaba tem os menores índices de criminalidade, entre as cidades com mais de 400 mil habitantes, graças à integração entre Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público”, afirmou Weldon.  

Entre as dez cidades com mais de 100 mil habitantes com menores índices de criminalidade, três são da região do Deinter-7: Votuporanga, Salto e Botucatu. Com relação a roubos, Sorocaba tem taxa próxima da metade da média estadual: 345 casos por grupo de 100 mil, contra 647/100 mil, no Estado.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Com nova unidade, Polícia Civil também se prepara para Copa 2014
  2. Governador do Estado inaugura Trevo do Jaraguá
  3. Operação Sufrágio resulta em mais de 200 prisões
  4. Ouvidoria da Polícia tem novos conselheiros
  5. Operação Estiagem: 91 detidos nos 89 municípios da região de Bauru

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *