02
novembro
2010
22:33

GP do Brasil terá segurança dentro e fora do autódromo

Três mil policiais militares patrulharão a área interna e externa do Autódromo de Interlagos, duas bases fixas da Delegacia de Atendimento ao Turista serão montadas e 200 homens do Corpo de Bombeiros estarão envolvidos na operação, na parte interna do circuito  

 

Pelo menos 80 mil pessoas estarão no Autódromo de Interlagos neste domingo (07), para acompanhar a prova que poderá definir o campeão mundial de Fórmula 1 de 2010. De sexta-feira (05) ao dia da corrida, estima-se que mais de 150 mil pagantes circulem pelo autódromo e suas cercanias para acompanhar a etapa brasileira da categoria mais importante do automobilismo mundial. 

Para garantir a segurança do público, como acontece em todos os grandes eventos sediados em São Paulo, as polícias Civil e Militar trabalharão, mais uma vez, de forma integrada. 

Três mil policiais militares patrulharão a área interna e externa do autódromo. Duas bases fixas da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) serão montadas no setor G e no portão 7 para o registro de ocorrências. Duzentos homens do Corpo de Bombeiros serão responsáveis por prevenir e combater possíveis incêndios, além de socorrer, se preciso, pilotos acidentados. 

Policiamento poliglota
Policiais civis e militares – fluentes em inglês, francês, alemão, italiano e japonês – poderão orientar fãs do mundo todo. “Além de prevenir e coibir crimes, a função do policial também é instruir o turista de maneira eficiente”, diz o delegado Roberto Krasovic, titular da Divisão Policial de Portos, Aeroportos, Proteção ao Turista e Dignitários (DPPAPTD). 

Todos os policiais civis usarão camisas com identificação. Os 43 intérpretes da Polícia Militar trarão no peito a bandeira do país que representa o idioma que falam. Dentro e fora dos portões, de sexta a domingo, serão distribuídos folhetos explicativos, em inglês e português, com dicas de segurança e orientações para localizar os policiais militares intérpretes. 

Turistas em segurança
O trabalho da Polícia Militar vai além dos portões do autódromo. “Pensando na possibilidade de que alguns turistas desconheçam o número 190, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) pode ser acionado através do número 112, usado para emergências na Comunidade Europeia, e pelo número 911, utilizado pela polícia na América do Norte”, ressalta o capitão Emerson Massera, porta-voz da PM. As ligações de turistas que não falam português são atendidas por intérpretes. 

A preocupação é compartilhada pela Polícia Civil. “A Deatur se esforça não só com a tranquilidade no evento, mas em garantir a segurança do turista na hospedagem e durante passeios pela cidade, como compras e visita a restaurantes”, lembra Krasovic, preocupado em manter um estreito relacionamento com o setor hoteleiro. 

De acordo com o delegado, policiais da Deatur visitam periodicamente hotéis da cidade, onde orientam turistas. “Essas rondas também ajudam a prevenir a ação de estelionatários”, exemplifica. 

Um esquema especial de policiamento ostensivo será montado pela PM nas proximidades de hotéis, restaurantes e casas de entretenimento nas regiões central e adjacências do autódromo. A atenção também estará focada aos aeroportos, que terão reforço em suas unidades policiais.  

Polícia no pódio
No evento que prestigia a velocidade em quatro rodas, 80 cavalos, 342 motocicletas adesivadas e quatro aeronaves auxiliarão o policiamento realizado pelas 270 viaturas da Polícia Militar.  

“Com quatro motos, a Polícia Civil também fará patrulhamento em duas rodas, uma forma de alguns dos 30 policiais civis estarem presentes e poderem instruir pessoas espalhadas em todos os lugares do autódromo”, explicou o delegado Krasovic.  

Em 2008, a Polícia Militar foi premiada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por ter a melhor estrutura de segurança entre todos os circuitos da Fórmula 1. “Tenho certeza que, assim como nos anos anteriores, o evento será bem sucedido e a qualidade do policiamento melhorará ainda mais”, disse o capitão Massera. 

Conheça as dicas de segurança da Polícia Militar: 

- Procure se deslocar para o autódromo com antecedência.
- Planeje seu trajeto e meio de locomoção. Se possível, dê preferência ao transporte público.
- Evite usar bolsas, mochilas, joias e objetos de valor. Procure levar apenas um documento de identificação, cartão de crédito ou débito e dinheiro necessário.
- Não se esqueça de levar protetor solar, capa de chuva e protetor auricular.
- Evite comprar objetos de vendedores ambulantes.
- Qualquer dúvida ou problema ligue para o telefone de emergência 190 ou procure por um policial militar.
- O posto de Comando da Polícia Militar durante o evento será na Praça Enzo Ferrari, em frente o Portão A, para apoio ao público em geral.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Segurança nas eleições será garantida por 58 mil PMs
  2. Região central terá mais dez Bases Comunitárias Móveis
  3. PM aumenta o cerco a quem não usa cinto de segurança em SP
  4. PM de São Paulo representará Brasil em 30 países
  5. Polícia Rodoviária realiza Operação Finados 2010

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *