03
março
2011
19:59

ICArabe promove novo curso: “Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectivas”

Iniciativa visa esclarecer fatos sobre os países árabes com a comunidade geral, porém – em especial – com comunicadores, como jornalistas atuantes em editorias relacionadas ao tema. 

Equívoco ou…? O fato é: não dá mais para confundir Líbia com Líbano, nem para recorrer ao clichê do “fundamentalismo” para comentar os fatos relacionados aos movimentos revolucionários do Norte da África e Oriente Médio. Neste sentido, mais uma vez, o ICArabe – Instituto da Cultura Árabe (www.icarabe.org) – dá sua contribuição com a realização do curso “Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectivas”, que acontecerá entre os dias 21 de março e 14 de abril de 2011, sempre às segundas e quartas, sediado no Espaço Cultura – Ação Educativa, em São Paulo.

O curso lançará luz sobre os mais recentes fatos noticiados pela imprensa sobre países como Argélia, Egito, Líbia, Marrocos e Tunísia, ao mesmo tempo em que fornecerá elementos históricos, criando um ambiente para possíveis debates. Heloisa Dib, membro do ICArabe e coordenadora do curso, considera: “acreditamos que ‘Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectivas’ seja uma realização oportuna, necessária e urgente para todos os que se preocupam com os rumos da política internacional e – em especial – com mundo árabe e islâmico. Sabemos que a pretensão é grande, mas ela atende a uma demanda inevitável e inadiável.”                 

Para Heloisa Dib, o movimento revolucionário deflagrado, em 17 de dezembro, pelo jovem tunisiano Mohammed Bouazizi está muito longe de seu final. De fato, apenas começa. “Este processo demanda uma explicação e é nossa pretensão oferecê-la no curso que agora propomos – a um só tempo panorâmico e verticalizado”, explica ela.

“Desde dezembro passado, membros do ICArabe têm concedido entrevistas a inúmeros veículos de comunicação do País, colaborando com a imprensa nacional no sentido de compor  um cenário favorável à compreensão dos fatos que marcam a atualidade de países do Norte da África e Mundo Árabe. Muitos desses intelectuais e estudiosos – também docentes em  grandes universidades brasileiras – participam do curso ‘Países Árabes: Conjuntura Atual e Perspectivas’ como professores – o que reforça o caráter científico de nossa iniciativa. Enfim, o curso é fundamental para profissionais e estudantes”, considera Soraya Smaili, diretora Cultural e Científica do ICArabe.

Programa

Aula 1 (2ª): 21/03: Nacionalismo, formação dos estados árabes e suas consequências atuais – José Arbex Jr. (PUC-SP) e Murched Omar Taha (UNIFESP).

Aula 2 (4ª): 23/03: Magreb I: o caso da Tunisia e repercussões na Líbia – Osvaldo Coggiola (USP).

Aula 3 (2ª): 28/03: Magreb II: Marrocos e Argélia: impasses – Samy Adghirni (Folha de São Paulo).

Aula 4: (4ª): 30/03: Egito: o levante popular e seus desdobramentos – Mohamed Habib (UNICAMP). Participação de Mamede Jarouche (USP) – a confirmar.

Aula 5: (2ª): 04/04: A Política Externa dos EUA no Oriente Médio – Reginaldo Nasser (PUC-SP).

Aula 6: (4ª): 06/04: O Oriente Médio e a geopolítica global do petróleo – Igor Fuser (Casper Líbero).

Aula 7: (3ª): 12/04: Iraque: a independência e suas consequências – José Farhat (ESPM).

Aula 8: (4ª): 13/04: Debate: A nova configuração e as relações com Israel. Petróleo e a crise mundial do capital. O Islã e a revolução árabe. – Debatedores e participantes: Aziz Ab’Saber, Mohamed Habib, Valério Arcary, José Arbex Jr., Murched Taha e José Farhat. Coordenação: Soraya Misleh.

Coordenação geral: Heloisa Abreu Dib Julien

Horário: 19h às 22h, às segundas e quartas-feiras, exceto a aula 7, em 12/4, que será na terça-feira.

Local: Espaço Cultura – Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – metrô Santa Cecília.

Valor do curso:

Público em geral: R$ 210,00;

Membros do ICArabe, estudantes aposentados: R$ 180,00;

Estudantes devem apresentar carteirinha no primeiro dia de aula.

Formas de pagamento:

Integral: depósito bancário identificado – Banco do Brasil, ag. 1898-8, c/c 26000-2, CNPJ 07283643/0001-39.

Duas parcelas: a primeira através de depósito bancário identificado, na data da inscrição, e a segunda mediante cheque pré-datado para 01/04, entregue no primeiro dia de aula.

Certificado: Para participantes que tiverem presença em, no mínimo, cinco aulas.

Inscrições:

De 1º a 17 de março.

Pelo site wwwicarabe.org;

Pelo e-mail curso@icarabe.org (nome e telefone);

Por telefone (11) 5084-5131, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com Cibele.

Vagas limitadas!

Apoio:

NEHTIPO – Núcleo de Estudos de Historia, trabalho, ideologia e poder. Depto. de Historia. PUC-SP.

Ação Educativa: www.acaoeducativa.org

Contato para a imprensa:

Heloisa Dib – 38132766, 9624-3407, heloisa.dib@icarabe.org
Soraya Misleh – 7663-1907 soraya.misleh@icarabe.org

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. PM de São Paulo representará Brasil em 30 países
  2. Clube Sírio promove exposição de pintura, com entrada franca
  3. CET realiza Seminário e Curso para Inclusão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na Educação para o Trânsito
  4. Curso preparatório leva a entender ingresso em carreira militar
  5. Palestra e lançamento de livro no Museu da Casa Brasileira

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *