13
janeiro
2011
14:45

Instituto de Criminalística tem novo diretor

  Adilson Pereira é o novo diretor do Instituto de Criminalística (IC)

O perito criminal Adilson Pereira é o novo diretor do Instituto de Criminalística (IC), da Superintendência da Polícia Técnico Científica. De classe especial, com 23 anos na carreira e formação acadêmica em física, Pereira dirigia, desde de 2010, o Centro de Exames, Análises e Pesquisas (Ceap) do IC.

Ele ingressou na carreira em 1987, atuando inicialmente, na equipe de perícias criminalísticas centro, depois passou a assistente da diretoria do IC e posteriormente a diretor do núcleo de física. Em 2009, Pereira, que também é professor da Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” (Acadepol), fez os cursos teóricos e práticos Crime Scene Investigation -  Lake Techinical Center e perícias em armas Taser – Taser International, ambos no Institute Of Public Safety, na Florida, Estados Unidos.

“Vou continuar o brilhante trabalho deixado pelo meu antecessor Carlos do Valle Fontinhas”, anunciou o novo diretor do IC. A designação do novo cargo de diretor do IC foi publicada no Diário Oficial do Estado, na última quinta-feira, 6 de janeiro de 2011.

 Instituto de Criminalística
O Instituto de Criminalística (IC) foi criado em 1924, pela Lei n.º 2.034, sob a denominação de Delegacia de Técnica Policial. A Delegacia era subordinada ao Gabinete Geral de Investigações e realizava exames periciais. Dois anos depois, ela passou a ser chamada de Laboratório de Polícia Técnica.

Tem por atribuição auxiliar a Justiça, fornecendo provas técnicas acerca de locais, materiais, objetos, instrumentos e pessoas, para a instrução de processos criminais. Esse trabalho é executado por peritos criminais, que elaboram laudos a respeito das ocorrências cuja infração penal tenha deixado algum vestígio.

O Instituto é estruturado por núcleos de perícia na Grande São Paulo e no Interior. Além disso, o IC conta com núcleos que realizam perícias especializadas, além de exames, análises e pesquisas (Análise Instrumental, Balística, Biologia e Bioquímica, Física, Química e Exames de Entorpecentes).

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. São Paulo tem queda recorde de homicídios
  2. Inaugurado novo núcleo do Procon-SP, vizinho do Ipem-SP em São José dos Campos
  3. Polícia Científica entrega laudo de incidente no Metrô
  4. Ouvidoria da Polícia tem novos conselheiros
  5. CET libera ao tráfego novo viaduto de acesso da Marginal do Tietê à avenida Aricanduva

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *