A ação será no Metrô Sé durante todo o dia 15 de março, Dia do Consumidor
O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo(Ipem-SP), no Dia do Consumidor, 15 de março, preparou uma agenda especialobjetivando educar o paulistano. Durante todo o dia (das 9h às 17h), técnicosda autarquia, vinculada à Secretaria de Justiça, estarão no Metrô Sé coma balança comercial e o esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial)para explicar aos cidadãos como identificar se esses instrumentos passarampor verificação e, portanto, estão medindo corretamente o peso e a pressãoarterial, respectivamente.
Também ficará à disposição dos usuários doMetrô a balança antropométrica, que apresenta o peso e a altura reais.
Anualmente, tanto a balança comercial quantoo esfigmomanômetro passam por verificação no Ipem-SP.
A balança aprovada recebe um lacre amareloe a marca de verificação do Inmetro com a indicação do ano em que o instrumentofoi verificado. O consumidor também precisa ficar atento se a balançanão está inclinada, o que provoca erros na medição. Ela também não podeficar em local escondido e a pesagem deve iniciar do zero.
Quanto ao esfigmomanômetro, instrumento cadavez mais comum nos lares brasileiros, a atenção deve ser redobrada. Aocomprá-lo, o consumidor deve verificar se ele tem o selo indicando queo modelo foi aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidadee Tecnologia (Inmetro). Uma vez por ano ou sempre que passar por manutenção,ele precisa ser verificado pelo Ipem-SP. “Com o uso, ele pode descalibrar,o que é um risco para o usuário, pois poderá apresentar resultado erradoda medição de pressão arterial”, informa Paulo Lopes, diretor do Departamentode Metrologia Legal e Fiscalização, do Ipem-SP.
Para calibrar, o dono do instrumento develigar para uma das regionais do Ipem-SP para agendar a verificação. A taxaé de R$ 9 até 10 esfigmomanômetro. Os telefones estão no site www.ipem.sp.gov.br.
Os medidores de pressão arterial utilizadosem hospitais, prontos-socorros e médicos, obrigatoriamente precisam passarpor verificação uma vez por ano ou sempre que sofrer manutenção. Para opaciente saber se ele está calibrado, basta verificar se há o selo do ano.