Nos dias 17 e 18 de maio, taxistas de Francisco Morato devem realizar a mudança de tarifa e a verificação periódica anual de taxímetro na Rua Fernão Dias, altura do nº 110, Jardim José. O atendimento será feito das 10h às 13h. A aferição é obrigatória a todas as categorias de táxi. A validade é anual.
O taxista deve fazer o agendamento pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de verificação. Mais informações podem ser obtidas na Regional Leste do Ipem-SP, localizada na Rua Secundino Domingues, 415/443 ou pelo telefone (11) 2154-5065.
No ato da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo devem apresentar os seguintes documentos:
- alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
- certificado de propriedade do veículo;
- certificado de verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2011;
- guia de serviço fornecida pela oficina que efetuou a mudança de tarifa;
- GRU quitada;
- guia de serviço fornecida pela oficina que efetuou a mudança de tarifa.
Para descobrir se o taxímetro foi verificado pelo Ipem-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2013”
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.
No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.