29
abril
2011
20:19

Linha 4-Amarela do metrô amplia horário de funcionamento

A partir desta segunda-feira, a Linha 4-Amarela passa a operar das 4h40 às 15 horas, de segunda a sexta-feira 

O horário de funcionamento da Linha 4-Amarela de metrô será ampliado a partir desta segunda-feira, 2 de maio. O novo horário será das 4h40 às 15h00, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados. A decisão da Companhia do Metrô de São Paulo e da concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da linha, faz parte da estratégia de ampliar gradativamente o horário de operação das estações Paulista, Faria Lima e Butantã, beneficiando um número maior de usuários. 

Com essa ampliação, a atual demanda de 29 mil passageiros/dia deve passar para cerca de 50 mil. A razão de manter a linha operando ainda em horário reduzido, ampliando-o de forma progressiva, é para permitir que todos os testes sejam concluídos e a linha esteja apta a operar em horário pleno, todos os dias da semana, o que só deverá ocorrer com a conclusão da primeira fase de operação, após a inauguração das estações Pinheiros, República e Luz. 

Nos horários em que não há operação comercial, são realizados os testes necessários à operação dessas futuras estações. Ou seja, são feitos diariamente após as 15 horas e também nos fins de semana. 

Para a realização desses testes, a via precisa estar livre e os carros vazios para que os trens possam circular fora do horário de operação e fora do horário de manutenção da via, realizada diariamente. 

O trajeto entre as Estações Butantã e Paulista tem 5,2 km de extensão e é feito em sete minutos. Ao todo, a Linha 4-Amarela contará com 12,8 km entre o pátio de manutenção, no bairro da Vila Sônia e a Estação Luz.

Inovações Tecnológicas 

Os trens da Linha 4-Amarela são equipados com o que há de mais moderno em operação metroviária. A maior novidade é a tecnologia “driverless”, que permite a operação dos trens sem condutor, usando um sistema informatizado. Com a operação automática, as velocidades são sempre mantidas dentro dos limites permitidos e reguladas de acordo com a necessidade, possibilitando mais agilidade à operação dos trens e muita segurança. 

Também oferecem muito conforto aos usuários, com ar-condicionado, passagem livre entre carros (salão contínuo), baixo nível de ruído e permitem a comunicação direta com o CCO – Centro de Controle Operacional. 

Para alertar os passageiros sobre a chegada das estações de destino, a ViaQuatro instalou mapas da Linha 4-Amarela com iluminação a LED, que piscam de acordo com as paradas dos trens, indicando o local em que ele está. Além disso, monitores espalhados pelos carros e sinais sonoros também informam a próxima estação aos passageiros. 

Todas as estações da Linha 4-Amarela são dotadas de portas de plataforma, separando a plataforma dos trilhos dos trens. Essas portas de vidro abrem-se simultaneamente às do trem, que estaciona no ponto exato da entrada e saída dos usuários. Além das estações Faria Lima, Paulista e Butantã, da Linha 4-Amarela, as estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde, também contam com esse sistema, que contribui de maneira expressiva para a segurança do usuário e a redução de interferências na circulação dos trens, com as quedas de objetos nas vias. 

Na Linha 4-Amarela, as escadas rolantes são do tipo “inteligente” e definem automaticamente sua velocidade em função da presença de usuários nos degraus.

Central de Atendimento aos Usuários 

A ViaQuatro atende seus usuários por meio da Central de Atendimento (0800-770 7100) de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 h, e pelo e-mail ouvidoria.viaquatro@grupoccr.com.br.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. CET interdita marginal do Pinheiros para obras da linha 4 – amarela
  2. Parques mudarão horário de funcionamento no horário de verão
  3. Transporte público implanta esquema especial para início do horário de verão
  4. Horário de verão começa domingo e permitirá economia de até 5% no horário de pico
  5. Polícia Científica entrega laudo de incidente no Metrô

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *