18
abril
2011
19:25

Luz para Todos beneficia mais de 1 milhão de moradores de assentamentos

O Programa Luz para Todos, do governo federal, já levou energia elétrica a 2,7 milhões de famílias, beneficiando mais de 13,6 milhões de moradores do meio rural brasileiro. Os assentamentos rurais também fazem parte dos beneficiados. De norte a sul do país, 217,3 mil famílias de assentamentos foram atendidas, representando mais de 1 milhão de pessoas que já saíram da escuridão.

A expressão “assentamento” é utilizada para identificar não apenas uma área de terra no âmbito dos processos de Reforma Agrária destinada à produção agropecuária e ou extrativista. É também um espaço de grupos sociais constituídos por famílias camponesas, que vivem numa terra que foi desapropriada ou adquirida pelos governos federais ou estaduais. 

A vida dos moradores rurais é transformada com a chegada da energia elétrica. No município de Palmas, em Tocantins, temos um exemplo vivo da melhoria de vida em assentamento. As 106 famílias que moram no assentamento Entre Rios não precisam mais pegar água no poço ou no rio para molhar a plantação ou para consumo próprio. Depois que a energia elétrica chegou esse trabalho foi substituído pelo uso da bomba d’água e da cisterna e com isso a pequena produção de feijão, arroz, hortaliças e milho melhorou ejá está até sendo ampliada.

Mas o maior benefício que a energia elétrica levou para essas famílias é a possibilidade de pôr em funcionamento uma casa de farinha. A construção do local está quase pronta para começarem a produção. “Plantamos muita mandioca e vamos começar a comercializar a farinha”, diz o presidente do assentamento, Ademar Rodrigues.

O presidente da associação se emociona ao falar da grande oportunidade que os moradores vão ter. “Agora podemos ter uma vida digna e pela primeira vez poderemos usar nossa plantação para aumentar a economia local”.

De norte a sul do país, muitas mudanças estão acontecendo na zona rural. Mudanças proporcionadas a partir da chegada da energia elétrica, melhorando a qualidade de vida e oferecendo mais dignidade aos moradores do campo.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Ecopistas recebeu mais de 1,3 milhão de veículos durante o feriado de Réveillon
  2. CET realiza cadastramento de moradores para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos
  3. Chuva artificial espanta moradores de rua
  4. Bairros na região central de SP ficam sem energia elétrica
  5. Governo de São Paulo entrega obras de urbanização na zona Leste da Capital

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *