Atividades culturais acontecerão na Estação Paraíso entre os dias 17 e 28 de outubro
O Metrô vai realizar, em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), atividades de caráter educativo, cultural e artístico para disseminar o Programa de Proteção ao Pedestre aos usuários do metrô. A programação cultural acontece entre os dias 17 e 28 de outubro, no espaço da estação Paraíso do Metrô. O objetivo é informar as pessoas de forma lúdica sobre as leis que regem o trânsito nos enquadramentos que prevêem a proteção ao pedestre e também conscientizar a população sobre a importância de o pedestre colaborar no processo de criação de uma convivência harmônica no trânsito.
As mensagens serão transmitidas através de atividades de entretenimento e contarão com uma programação diversificada de shows musicais, peças teatrais, sessões de cinema, workshops e conteúdos informativos espalhados em totens com telas de TV/LCD e computadores. A estação também irá receber durante este período a exposição fotográfica “CET 35 anos”.
A CET registrou uma tendência de queda de 71% no número de mortes provocadas por atropelamento dentro da área compreendida pela primeira Zona de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPP) Centro/Paulista. O estudo foi feito no período de 11 de maio a 30 de junho de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos, ocorreram cinco mortes na região. Em 2010, foram 7 mortes no mesmo período e, em 2011, foram registrados 2 óbitos de pedestres por atropelamento na ZMPP.
Atualmente, o programa vem se expandido para sub-centros e corredores de ônibus, com a contratação de novos orientadores de travessia e a realização de diversos eventos e atividades educativas para a amplificação do PPP buscando atingir um número cada vez maior de usuários. Atualmente são 798 orientadores de travessia distribuídos em toda a cidade.
É com esse propósito de intensificar continuadamente o programa em espaços públicos diferenciados que está sendo desenvolvido o Projeto Encontros, concebido pelo Metrô de São Paulo, para promover oportunidades de lazer, cultura e informação aos seus usuários.
A seguir a agenda:
2. PROGRAMAÇÃO
2. 1. Local e período de realização do evento: Estação Paraíso do Metrô, de17 a 28 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 09h00 às 18h00
2.2. Público estimado: segundo o Metrô os usuários que circulam entre os horários de pico, das 17h00 às 18h00, na Estação Paraíso são por volta de 65 a 70 mil pessoas/dia.
2.3. Atividades previstas
2.3.1. Atividades realizadas diariamente durante o período de duração do evento
· Exposição fotográfica (GMC): “CET 35 anos”
· Totens com acesso à Internet: navegação segura e restrita nos seguintes endereços digitais
Site da CET: www.cetsp.com.br
Site da SMT: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/
Blog da CET Educação e Segurança no Trânsito: www.cetspeducacao.blogspot.com
Blog da Secretaria Municipal de Transportes – “Dê Preferência à Vida”:
· Totens com monitores veiculando informações sobre o Programa de Proteção ao Pedestre: Pesquisa de Comportamento sobre Condutores e Pedestres, Índices de acidentalidade antes e depois do Programa, Principais Intervenções na cidade de São Paulo, entre outros.
· Sessão de cinema: exibição dos 07 episódios do seriado “As Aventuras de Judith e América no Trânsito”.
ü Horário: sessões às 11h00 e 14h00
2.3.2. Demais atividades a serem realizadas em dias específicos:
· Teatro: nas segundas, terças e quintas – dias 17, 18, 20, 24, 25 e 27.10 às 17h00. Serão apresentadas peças dirigidas e elaboradas por educador de trânsito e encenadas por estagiários de artes cênicas do Centro de Treinamento e Educação de Trânsito – CETET/CET:
Dias 17 e 24.10: apresentação da peça “Entre Pedestres e Lobos”
Dias 18 e 25.10: apresentação da peça “Cruzamento de Destinos”
Dia 20 e 27.10: apresentação da peça “A árvore do Trânsito”
· Show de Música: nas quartas e sextas-feiras – dias 19, 21, 26 e 28.10 às 17h00. Com repertório da MPB retratando a cidade de São Paulo, sua cultura e sua gente e músicas educativas e autorais dos educadores de trânsito do CETET.
· Workshops: às segundas, quartas e sextas-feiras – dias 17, 19, 21, 24, 26 e 28, nos horários das 12h30 e 15h00. Bate-papo com educadores de trânsito sobre temas contemporâneos abordando o tema trânsito sob a perspectiva da educação, segurança, meio ambiente e sustentabilidade, qualidade de vida, ensino a distância, redes sociais e cidadania.
Dia 17.10 – DEE – Tema: “Sustentabilidade e Trânsito” propondo a reflexão sobre a relação entre o trânsito e o meio ambiente e a adoção de novos comportamentos e atitudes no cotidiano das grandes metrópoles.
Dia 19.10 – DRU – Tema: “Educação para o Trânsito em Redes Sociais” discutindo a relevância das redes na web, como estratégia de comunicação social voltada à propagação de informações, práticas seguras e cultura de paz no trânsito.
Dia 21 e 28.10 – DCO – Tema: “Trânsito e Qualidade de Vida” propondo a reflexão sobre como os deslocamentos interferem na vida de todos os indivíduos e como nossas posturas e condutas no trânsito podem melhorar a qualidade de vida da cidade.
Dia 24.10 – DED – Tema “Educação a distância: estratégia digital para a construção de um trânsito cidadão”, discutindo a tecnologia como metodologia de ensino e aprendizagem possibilitando o acesso universal e gratuito a diferentes públicos interessados na propagação de ações educativas voltadas à prática de um trânsito mais seguro e cidadão.
Dia 26.10 – DEE – Tema: “A inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida na educação para o Trânsito” discutindo a importância da conscientização da população nesse processo de inclusão social.
Gerência de Educação de Trânsito – GED
Superintendência de Educação e Segurança – SES
Diretoria de Planejamento e Educação no Trânsito – DP
Companhia de Engenharia de Tráfego – CET