20
novembro
2010
08:46

Mutirão de testes de HIV terá plantão neste fim de semana

População poderá realizar neste sábado, 20, exames gratuitamente, incentivando o diagnóstico precoce

A Secretaria da Saúde, em parceria com os municípios paulistas, promove neste sábado, 20, plantão do mutirão de testes gratuitos de HIV na campanha “Fique Sabendo” 2010. A ação tem como objetivo incentivar o diagnóstico precoce da infecção pelo vírus da Aids, que é considerado fundamental para o sucesso do tratamento.

Até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, cerca de 120 mil exames, dos quais 20 mil testes rápidos (resultados em cerca de 15 minutos) deverão ser realizados em todo o Estado.

Mais de 460 municípios aderiram à campanha, num total de 3,5 mil unidades de saúde. Ao todo foram mobilizados para a ação cerca de 40 mil profissionais de saúde de diferentes áreas, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório, entre outros.

Em alguns municípios também haverá atividades de testagem fora dos serviços de saúde ou unidades que irão funcionar em horários alternativos, visando expandir o acesso do exame anti-HIV à população. 

Além de oferecer exames à população mais vulnerável ao HIV, como homens que fazem sexo com homens, usuários de drogas, travestis e transexuais, a campanha também pretende incentivar pessoas que nunca realizaram o teste a conhecerem o seu status sorológico verdadeiro, independentemente de sua sexualidade.

“É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o teste, para descobrirem se são ou não portadora do vírus HIV e, em caso de positividade, iniciarem imediatamente o acompanhamento médico”, afirma Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids.

Para divulgar a ação, foram confecionados 10.000 cartazes e 5 milhões de folders sobre o teste rápido, além de 20 mil camisetas e 20 mil coletes para os profissionais de saúde envolvidos na campanha.

Na capital o lançamento da campanha ocorrerá às 10h do dia 16 na Matilha Cultural, que fica na rua Rego Freitas, 542, região central de São Paulo. Informações sobre as unidades participantes podem ser obtidas pelo Disque Disque DST/Aids – 0800-16-25-50.

Da Secretaria da Saúde

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Frente fria traz chuva para São Paulo neste fim de semana; ouça previsão
  2. Fórmula 1: Prefeitura terá plantão 24 horas para coibir comércio irregular
  3. CCR NovaDutra se prepara para grande movimento de romeiros em Aparecida (SP) neste final de semana.
  4. Chuvas retornam no fim de semana para boa parte do Brasil
  5. Semana de eventos vai complicar o trânsito em São Paulo

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *