14
outubro
2010
17:38

Superintendente do Ipem-SP participa de lançamento de programa de avaliação de carros novos

Na próxima segunda-feira (18/10), às10h30, superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Fabiano Marques de Paula, participa do lançamento do Programa Latin América New Car Assessment Programme (Latin NCAP), realizado pela Proteste Associação de Consumidores. O evento, que acontece no Hotel Renaissance, à Alameda Santos, 2.233, Jardins, São Paulo, é aberto ao público e gratuito.

O objetivo do Latin NCAP é, através de testes, realizar avaliação de carros novos na América Latina. Para iniciar os trabalhos, foram adquiridos nove veículos de diferentes marcas e origens para testes em laboratórios certificados pelo Euro NCAP. Os resultados serão apresentados durante o evento.

O superintendente do Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, comenta a importância do programa. “Iniciativas como essa são fundamentais para que o consumidor latino-americano tenha acesso às informações sobre segurança e qualidade do veículo que pretende adquirir. Desta forma o cidadão terá elementos para escolher de maneira consciente o carro que mais se adequa às suas necessidades, como já acontece em países da Europa e Ásia, por exemplo”.

O programa será apresentado pela coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Participarão do lançamento autoridades uruguaias e argentinas, entidades ligadas à defesa do consumidor, além de diretores da Fundação Internacional do Automóvel (FIA), do Internacional Consumer Research &Testing (ICRT), entidade que reúne associações de consumidores para realizar testes comparativos, e European New Car Assessment Programme (EuroNCAP) –  que desenvolve o programa há 20 anos na Europa.

Existem hoje seis NCAPs no mundo. São eles: Europa NCAP, Estados Unidos NCAP, Japão NCAP, Coréia NCAP, China NCAP e Austrália NCAP. Além do Latin NCAP está sendo desenvolvido o Indian NCAP.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor-ipem@ipem.sp.gov.br.

No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Na próxima segunda-feira Ipem-SP participa do 13º MotoCheck-Up para orientar motociclistas sobre capacetes
  2. Ipem-SP autua seis lojas durante “Operação Dia das Crianças”
  3. Nesta quinta-feira (23/9), Ipem-SP e Fundação Procon promovem encontro com estudantes de Direito, em Guarulhos
  4. Maioria dos capacetes inspecionados pelo Ipem no 13º MotoCheck-Up não traz etiquetas refletivas
  5. No início da semana Ipem-SP realiza “Operação Alô Doutor” para fiscalizar material hospitalar

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *