12
setembro
2011
12:38

Nova arma da PM é apresentada ao governador

São os tablets, computadores de mão com tela sensível ao toque, já instalados em 4 mil viaturas que patrulham bairros da capital e cidades da região metropolitana

Os computadores de mão com tela sensível ao toque, objeto de desejo do momento, ajudam a Polícia Militar paulista no combate à criminalidade. Viaturas da PM equipadas com a nova tecnologia foram apresentadas na manhã desta segunda-feira (12) ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, no Comando Geral da PM, no bairro da Luz, Centro da capital.

Hoje, 4 mil viaturas da PM equipadas com tablets patrulham bairros da capital e cidades da região metropolitana. Até o final do ano, todas as 11 mil viaturas da PM no Estado contarão com a nova tecnologia, que auxilia a consulta nos bancos de dados criminais, registros de boletins de ocorrências, anotações e relatórios, além de enviarem informações ao comando.

Preso ao vidro dianteiro, o tablet é ligado diretamente à bateria do veículo. Os equipamentos contam com GPS e também receberam localizadores automáticos de viaturas (AVL), que vão agilizar a localização da viatura mais próxima da ocorrência.

Muito mais do que ajudar no policiamento operacional, os tablets melhoraram a gestão da tropa e dos recursos. A ocorrência é transmitida para a viatura pelo tablet e uma janela se abre e passa as informações preliminares aos policiais. Após assumir o atendimento, o GPS gera uma rota.

O tablet adquirido pela PM é fabricado no Brasil, por uma empresa mineira. O aparelho é robusto, leve e conta com duas câmeras embutidas, uma na frente e atrás – todas as imagens captadas são enviadas para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), onde ficam armazenadas.

Compra de viaturas e bases comunitárias

O comando da corporação ainda lançou editais para a compra de viaturas de trânsito, escolta, Força Tática, Radiopatrulha e Ronda Escolar, motos para escolta e Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) e 200 furgões que se transformarão em bases comunitárias móveis. Alguns dos projetos já estão licitados.

A Polícia Militar também recebeu 59 motocicletas que serão distribuídas para todo o Estado, adquiridas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Governador entrega 63 viaturas da Polícia Civil em São José dos Campos
  2. Governador entrega 23 viaturas para a Polícia Civil em Santos
  3. Governador entrega novas viaturas à Polícia Civil de Sorocaba
  4. Governo entrega 850 novas viaturas à Polícia Civil
  5. Operação Carnaval reforça segurança para garantir folia

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *