28
abril
2011
22:37

Orkut estaciona no Brasil, e Facebook cresce 159%

O Facebook segue firme sua escalada para tomar do Orkut a liderança no Brasil. O relatório “Um Olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil”, divulgado pela Comscore nesta quinta-feira, captou o fenômeno em termos do alcance das redes sociais: a porcentagem de internautas que atraíram ao longo do mês. Conforme a pesquisa (infográfico acima), a rede de propriedade do Google praticamente estacionou: desde março de 2010, é acessada por cerca de 70% dos usuários conectados à rede. Já rede de Mark Zuckerberg pulou de 15,7% no ano passado para 40,8% em 2011, uma alta de 159%.

O fenômeno aponta o uso concomitante de duas (ou mais) plataformas: usuários cadastrados no Orkut continuam acessando a rede de propriedade do Google, mas começam a desbravar novos territórios. E o Facebook foi o escolhido. Segundo a Comscore, 99% dos usuários de internet no Brasil acessam as redes sociais pelo menos uma vez no mês, o que põe o país atrás apenas dos Estados Unidos, onde o alcance é de 99,7%. Mas nem os americanos são tão ativos quanto os brasileiros: em território nacional, sites como Facebook, Orkut e Twitter são acessados 30,6 vezes por mês, contra 30,3 dos americanos.

A rede de mensagens Twitter apresenta ainda números tímidos. Nos últimos doze meses, o alcance do microblog cresceu de 17,5% a 21,8%, atrás do Windows Live Profile (28,6%), a página criada pela Microsoft para armazenar informações de seu Instant Messenger, o popular MSN.

Os dados divulgados hoje pela Comscore apresentam a mesma curva dos dados divulgados em março, que deram à rede social do Google 32,4 milhões de visitas únicas, contra 17,9 milhões do Facebook (imagem abaixo).

Alex Banks, vice-presidente da empresa na América Latina, afirmou durante a divulgação do relatório que o Brasil passa pelo mesmo processo ocorrido recentemente na Índia. Em 2010, o Orkut – até então líder no país – foi ultrapassado pelo Facebook. “Há certa migração de usuários do Orkut para o Facebook. Mas, aqui no Brasil, o site do Google permanece com uma audiência estável”, disse.

Conforme metodologia do Alexa, a ultrapassagem já ocorreu. Pela primeira vez na curta história das redes sociais, o site de métricas de audiência pôs o Facebook à frente do Orkut este mês. A rede criada por estudantes universitários em 2004 é o quarto site mais acessado pelos brasileiros, e o Orkut aparece na sexta colocação.

Fonte: Veja

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Internauta reclama que Banco do Brasil “sequestra” dinheiro dos correntistas
  2. Taxista estaciona de forma irregular e em local não permitido
  3. Belo exemplo: viatura da Guarda Civil estaciona em cima de faixa destinada a deficientes
  4. Operação especial de trânsito e transporte para o GP Brasil de Fórmula 1
  5. Secretaria Municipal de Transportes monta operação especial de trânsito e transporte para o GP Brasil de Fórmula 1

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *