06
novembro
2010
06:49

Pão de Açucar esclarece matéria postada sobre o uso de luvas no manuseio de alimentos

Vamos antes rever a matéria:

Não é a primeira e nem a décima-primeira vez que eu flagro funcionários do supermercado Pão de Açucar, da rua Abílio Soares, no Paraíso, cortando frios com luvas de borracha. Essa luva não costuma ser trocada. Os funcionários tocam em tudo: balcão, mercadorias, peças de frios que vêm de depósitos sem higienização, geladeiras entre outros. Depois pegam com a mão, sempre de luva, as fatias e as colocam nas bandejas. Na frente dos clientes. Ou seja, uma luva suja e contaminada que toca em tudo, inclusive nos alimentos que os clientes consomem.

Questionei o funcionário acima sobre o motivo do uso da luva. Ele todo orgulhoso: “É para proteger o alimento”. Piada, né. Expliquei tudo a ele, que até concordou, com uma cara um tanto quanto constrangida. Mas sem constrangimento, continuou colocando as fatias na bandeja da mesma maneira e com a mesma luva.

Já falei com os gerentes da loja para incentivar o uso de espátulas, ou luvas descartáveis, ou uma boa lavada de mãos antes de manusear os alimentos. Mas, luva de borracha, não dá.

O que diz o Pão de Açucar:

Conforme contato mantido anteriormente com a gerência regional da rede, nos desculpamos pelo ocorrido e firmamos aqui nosso compromisso em garantir o  cumprimento do padrão operacional estabelecido pela rede.  O Pão de Açúcar  mantém programas de treinamento e desenvolvimento com o objetivo de orientar seus colaboradores na adoção e atuação conforme previsto no manual de Procedimento de Boas Práticas e Manipulação da rede e que atende rigorosamente à legislação vigente.  Para procedimentos como o descrito em seu blog, a empresa orienta que o manuseio de alimentos  seja feito com a utilização de luva nitrílica azul e/ou luva cirúrgica branca em látex. Faz parte também do padrão operacional a utilização de pinça para manipulação e que não haja contato manual com o alimento fatiado.   Repassaremos todos esses conceitos e orientações para os colaboradores envolvidos e nos colocamos a disposição para mais informações e esclarecimentos. 

Atenciosamente,

Paula Pedrão

Relacionamento com a Imprensa.

Reclamações e sugestões podem ser encaminhadas ao marcelo@blogdocury.com.br.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Pão de Açucar usa luva inadequada e contaminada para cortar frios
  2. CET monitora trânsito no Ibirapuera “18ª maratona Pão de Açucar”
  3. CET esclarece reclamação de internauta
  4. SWU realiza mais uma ação para conscientizar a população sobre o problema das bitucas
  5. Procon-SP pede explicações da Eletropaulo sobre apagão no Centro

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *