21
dezembro
2011
21:31

Pista da Paulista é bloqueada por público que visita decoração natalina

 (Foto: Reprodução/TV Globo)

 Pedestres ocupavam sentido Consolação da avenida por volta das 21h30. MP enviou ofício à CET nesta semana dizendo que bloqueios são ‘ilegais’.

O sentido Consolação da Avenida Paulista estava bloqueado por volta das 21h30 desta quarta-feira (21), na altura da Alameda Campinas, por causa do público que ocupa a avenida para ver a decoração de Natal. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o bloqueio ia até a Rua Itapeva no horário. As filas no sentido Consolação se estendiam da Praça Oswaldo Cruz até a Alameda Campinas. No outro sentido, não havia bloqueios, de acordo com a CET.

O Ministério Público de São Público enviou um ofício à companhia nesta semana afirmando que os bloqueios realizados na Avenida Paulista para permitir que o público visite a decoração natalina na via são “ilegais”. O documento foi preparado após o órgão interditar a via no fim de semana e aventar a possibilidade de fazer bloqueios novamente na véspera do Natal, entre 20h e meia-noite, dependendo do movimento de pessoas interessadas em ver a iluminação.

 

Segundo o promotor José Carlos de Freitas, há uma “limitação do número de eventos no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público, de três eventos ao ano”. De acordo com ele, a avenida só poderá sofrer uma interdição total caso “a Prefeitura de São Paulo abra mão da Corrida de São Silvestre ou do réveillon, porquanto o primeiro evento do ano foi a Parada Gay”.

Além da incidência da multa de R$ 30 mil, prevista no TAC, o ofício diz que “poderá haver a responsabilização de agentes, servidores e autoridades por improbidade administrativa (danos ao erário, pela incidência da multa) e, em tese, ação de indenização por conta da paralisação do trânsito em outras vias importantes da cidade, como a Rebouças, a Dr. Arnaldo, a Domingos de Morais e outras, pelo reflexo dos bloqueios”.

O promotor disse que “caso haja necessidade de controle do trânsito de veículos automotores para preservar a segurança de pedestres, deverá haver atuação especial da CET para garantir a livre, eficiente e segura circulação viária a todos os que transitam pela Avenida Paulista e vias adjacentes, sem causar perturbação no trânsito da cidade, ao transporte público ou privado”.

A CET informou que irá prestar todos os esclarecimentos que forem necessários.

Fonte G1

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. CET interdita avenida Paulista para início da montagem de palco para o Réveillon na Paulista
  2. CET Monitora Avenida Paulista para “Natal Iluminado 2010”
  3. CET interdita parcialmemente avenida Paulista e rua Augusta para retirada de enfeites natalinos
  4. CET interdita Complexo Viário Paulista
  5. CET monitora trânsito para Réveillon na Paulista 2010

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *