07
dezembro
2010
17:07

Polícia Ambiental apreende 3,5 toneladas de pescados

Pescados estavam na embarcação Monte Muriá e foram apreendidos pela Patrulha Ambiental Marítima, no Cais do Alemão, em Ubatuba, no litoral norte. Tripulação não possuía Registro Geral de Pesca – documento obrigatório para o exercício da atividade -, e foi multado em R$ 110 mil  

Três toneladas e meia de pescados foram apreendidos na tarde de domingo (05), em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, pela Patrulha Ambiental Marítima. Os pescados retirados ilegalmente de seu habitat natural estavam em uma embarcação denominada Monte Muriá (RJ),  que foi avistada do Cais do Alemão, no bairro Itiguá, por policiais militares ambientais. 

Quatro homens ocupavam a embarcação no momento em que o sargento Abud, o cabo Couto e os soldados Donato e Aquino, que estavam em uma viatura no Cais do Alemão iniciaram a vistoria e encontraram 3,5 toneladas de pescados. A tripulação não possuía Registro Geral de Pesca – um documento obrigatório para o exercício da atividade 

Ao constatar a irregularidade os patrulheiros apreenderam os pescados e elaboraram quatro Autos de Infrações Ambientais, que totalizaram R$ 110 mil em multa. A carga apreendida foi doada à Secretaria de Ação Social de Ubatuba, para ser distribuída às instituições cadastradas. 

Conforme explicou o tenente Anderson Barbosa Casado, oficial de assuntos  civis do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (3º BPAmb), pescar sem permissão não é crime. Contudo, a atividade infringe o artigo 34 da Resolução SMA 32/10 – consubstanciando-se em ilícito administrativo.  

“Cabe lembrar que a permissão, além de legitimar a atividade profissional, serve como meio de controle para estimar o potencial e o esforço de pesca em relação à quantidade dos estoques pesqueiros disponíveis, visando a manutenção de um sistema de sustentabilidade, sem o qual a atividade seria predatória e viabilizaria a extinção de muitas espécies”, argumentou.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Polícia Civil apreende mais de 400 quilos de crack
  2. Polícia Civil apreende 600 quilos de cocaína em Ibiúna
  3. Polícia Militar forma sua primeira oficial para a Tropa Montada
  4. PM forma segunda turma de tecnólogos em polícia
  5. Ouvidoria da Polícia tem novos conselheiros

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *