03
fevereiro
2011
16:13

Prefeitura amplia projeto e SP ganha grelhas recicláveis em ruas de 23 Subprefeituras

Economia anual é estimada em R$ 1 milhão; projeto-piloto iniciou em 2010: nenhuma foi furtada 

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras está ampliando o projeto de instalação de grelhas fabricadas com plástico reciclado, em substituição às grelhas de aço. A iniciativa agora totalizará 23 Subprefeituras: Aricanduva, Butantã, Campo Limpo, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Guaianazes, Jabaquara, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jaçanã, Lapa, Mooca, Parelheiros, Penha, Perus, Pinheiros, Santana, Santo Amaro, São Miguel Paulista, Sé, Vila Maria e Vila Mariana. 

A ação visa a economia de dinheiro público, evitando os furtos. As grelhas são produzidas com material reciclado e, portanto, não possuem valor comercial. Desta forma, se furtadas, não podem ser revendidas. A eficiência é a mesma que as de aço e estima-se que a economia anual para a Prefeitura chegue a R$ 1 milhão. 

Com início em 2010, o projeto contou inicialmente com instalação em 12 Subprefeituras. As trocas serão realizadas de acordo com a necessidade de cada região. De todas as peças já instaladas, nenhuma foi roubada, o que comprova o sucesso da ação. 

Cerca de 4 mil grelhas são respostas por ano em toda a cidade devido a furtos ou ações de vandalismo. Elas servem para auxiliar o escoamento das águas, impedindo que objetos caiam em galerias e ramais, prejudicando o sistema de drenagem do município. São instaladas nas sarjetas de ruas e avenidas de São Paulo. 

Além da expectativa de que cessem os furtos, as grelhas de material reciclável têm vida útil superior às produzidas com outros materiais. “Em longo prazo, a economia para a cidade pode ser ainda maior”, afirma Domingos Oliveira, coordenador da área de drenagens da Secretaria de Coordenação de Subprefeituras. 

“Esta ampliação é importante, pois poderemos averiguar o resultado em maior escala”, finaliza Oliveira.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Identidade Verde chega a 24 Subprefeituras
  2. Prefeitura amplia restrições a caminhões em São Paulo
  3. Fórmula 1: Prefeitura terá plantão 24 horas para coibir comércio irregular
  4. Projeto de Lei do Vereador Ricardo Teixeira (PSDB) prevê estacionamento grátis em shopping
  5. Prefeitura triplica multas por calçadas danificadas em São Paulo

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *