16
março
2011
19:12

Restaurante Arábia Villaboim superfatura conta de cliente. A casa divulga uma explicação.

Um internauta publicou no Facebook a foto desta conta do restaurante Arábia Villaboim. Reparem que no sub total o valor é de R$ 173,20. Mas se somarmos os ítens o valor é de R$ 111,30. Uma diferença de R$ 61,90. E eles ainda cobram os dez por cento.

Achamos também este caso em um fórum de discussões. Clique aqui para ver.

Fiquem atentos daqui pra frente!

Arábia divulga nota explicativa:

Ser proprietário de restaurante em São Paulo não é algo fácil. Aliás, ser proprietário de qualquer estabelecimento é difícil quando se tem um grande compromisso com a qualidade (dos produtos e do atendimento) e, principalmente, com o cliente. 

Nesse meio, erros não são tão bem vindos, mas acontecem. Um restaurante que depende de funcionários,  máquinas,  programas e softwares com certeza está passível a erros. 

Restaurante Arábia é um estabelecimento que começou pequeno e foi se expandindo. Hoje temos 4 unidades e a mais recente delas é o Arábia Café, situado na Praça Villaboim, nº 73. 

No mês de dezembro o software responsável pelo sistema operacional dessa unidade apresentou um problema. Este problema gerou erro na nota de uma cliente. A cliente que recebeu esta conta não pagou a mais. Ela percebeu o erro, refizemos o cálculo e o pagamento foi feito corretamente. 

Assim que percebemos o problema, contatamos a Altec, empresa responsável pelo software que utilizamos. Eles investigaram o problema e explicaram o erro: 

“ Neste evento específico, verificamos que o sistema lançou de forma incorreta o produto “Combo”, e acabou cobrando não só o valor do Combo (R$ 33,60) como também somou os seus itens ( Kafta no espeto R$ 26,30 + Fatuch Porção R$ 18,80 + Tabule Porção R$ 16,80) totalizando R$ 61,90 a mais na conta. Desta maneira, a conta que deveria ser de R$ 111,30, ficou com valor R$ 173,20

Também verificamos nos logs do sistema , que a conta foi baixada com os dados abaixo, caracterizando que na mesma hora houve a retificação dos valores discrepantes.

Hora da baixa: 2010-12-19 19:59:44.000

Número de controle: 990072

Usuário: GILMARA JANTAR

Vendedor: MARCO ANTONIO

Valor: 94,50

Forma de pagamento: R$ 103,95 em dinheiro

O caso foi tratado com máxima atenção e prioridade pelo nosso depto. desenvolvimento.

A versão atual do sistema foi submetida à uma série de testes relativos à este Combo, não apresentando qualquer tipo de erro.

Esta versão já foi atualizada na unidade Vilaboim.

Fico à disposição para qualquer esclarecimento

Obrigado,

NELSON MILLNER

altec sistemas e tecnologia ltda

r. maranhão, 600 higienópolis sp|sp

t. 11 3512 3939 | f. 11 3512 3938

cel. 11  9108-1783 | id. 30*70163

e. nelson@altecsis.com.br

www.altecsis.com.br 

Infelizmente, no mundo digital, as pessoas costumam reproduzir informações sem questionarem a veracidade da mesma. Ocorreu que uma série de pessoas começaram a reproduzir a imagem da nota, acusando o Arábia de roubar seus clientes e de sonegar impostos por dar uma pré-conta ao invés do cupom fiscal. 

Cabem aqui mais explicações: é importante lembrar que em bares e restaurantes a conferência de mesa (ou pré-conta) é aprovada por lei, e pode ser enviada para o cliente antes da emissão do cupom para a devida conferência.

Portanto, este é o cupom fiscal que foi emitido (ele fica gravado em nosso sistema):

(OBS: Há uma diferença de 1 hora entre o fechamento da conta (pré-conta) e o cupom fiscal devido ao horário de verão, a impressora fiscal mantém o horário sem ser o de verão.)

Como é possível ver na cópia do cupom fiscal, a cliente em questão não foi prejudicada como também não há sonegação. 

Por segurança, até termos certeza que o sistema não apresenta mais falhas, passamos a conferir manualmente as contas e a Altec passou a monitorar o tempo todo o desempenho do software. 

Muitos dos clientes assíduos que receberam esse e-mail  se preocuparam e fizeram contato conosco para saberem da verdade. Agradeço a todos pela confiança. 

No entanto, sei que não são todos os que conhecem o Arábia e o nosso compromisso com o cliente. Por isso fiz este post explicativo e fico à disposição de qualquer um que quiser maiores esclarecimentos. 

Este blog é um espaço onde já demonstrei por fatos e ações o quanto nos preocupamos com cada detalhe do restaurante.   Jamais tentaríamos lesar nossos clientes: o resultado e reconhecimento do Arábia vem exatamente dos nossos clientes fiéis que reconhecem a qualidade do que fazemos e nos frequentam assiduamente.

Agradeço aos que puderem repassar a mensagem.

 Até mais!

Sergio Kuczynski

Sergio Kuczynski é proprietário do Arabia e Vice-Presidente de Restaurantes Independentes da ANR – Associação Nacional de Restaurantes

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Vex encaminha resposta sobre reclamação de cliente
  2. A Vex mais uma vez sugere o cancelamento do serviço ao invés de resolver o problema
  3. Cliente é furtada dentro do Extra Hipermercados de Ribeirão Pires, relata internauta
  4. Desabafo de uma esposa de policial militar
  5. Shoptime não cansa de receber reclamações. E eu, não canso de esperar uma resposta.

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *