Subiu para 38 o número de mortes devido à gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul em 2012. A Secretaria da Saúde do Estado confirmou nesta quinta-feira (19) mais cinco mortos pela doença. Em toda a região Sul, já são 123 mortes.
Porto Alegre agora é a cidade gaúcha com mais mortes, com seis. Outras quatro aconteceram em cidades da região metropolitana. Em São Borja, na fronteira com a Argentina, já foram cinco óbitos.
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado no país com mais mortos pela gripe no ano, atrás de Santa Catarina. Segundo o governo gaúcho, 33 vítimas não tinham sido vacinadas contra a gripe. As outros cinco ainda estão sob análise.
Metade dos mortos no Estado tinha idades entre 42 e 59 anos. Na lista também há uma gestante e seis idosos, grupo entre os considerados de maior risco.
A Secretaria da Saúde gaúcha anunciou que mais 200 mil doses de vacina contra a doença devem ser encaminhadas ao Estado. Regiões onde já foi constatada maior circulação do vírus serão priorizadas.
Com esses novos lotes, o total vacinado da população deve chegar a 3 milhões, o equivalente a 28% dos habitantes do Rio Grande do Sul.
PARANÁ
No Paraná, que tem 23 mortes confirmadas pela gripe A, um novo lote de vacinas deve chegar na semana que vem.
No sábado (14), o Estado já havia recebido 200 mil doses do medicamento, que foram direcionadas a crianças com idades entre dois e cinco anos, pessoas com deficiência, funcionários de creches e asilos.
Agora, serão mais 400 mil doses, destinadas a grupos de risco específicos, que ainda serão definidos pela Secretaria Estadual de Saúde.
O governo diz que não houve filas para a vacinação nos municípios, já que apenas algumas pessoas estão sendo vacinadas.