03
outubro
2012
21:03

Russomanno tem 25%, Serra, 23%, e Haddad, 19%, diz Datafolha

Pesquisa com 2.099 pessoas foi realizada nos dias 2 e 3 de outubro. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (3), uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Segundo o Datafolha, “a quatro dias da eleição, Celso Russomanno (PRB) atingiu seu índice mais baixo de intenção de voto desde o início oficial da corrida eleitoral e, com 25% de preferência entre os eleitores de São Paulo, está tecnicamente empatado com José Serra (PSDB), que tem 23%. Na semana passada, o candidato do PRB tinha 30% das intenções de voto, e o tucano, 22%. Mesmo empatado na liderança, Serra não conseguiu abrir vantagem sobre Fernando Haddad (PT), que oscilou de 18% para 19% e manteve o empate técnico com o ex-governador. A distância de Russomanno para Haddad agora é de seis pontos – metade da registrada no último levantamento”.

Veja os números do Datafolha para a pesquisa estimulada:

Celso Russomanno (PRB) – 25% das intenções de voto

José Serra (PSDB) – 23%

Fernando Haddad (PT) – 19%

Gabriel Chalita (PMDB) – 11%

Soninha (PPS) – 4%

Carlos Giannazi (PSOL) – 1%

Paulinho da Força (PDT) – 1%

Levy Fidelix (PRTB) – 1%

Em branco/nulo – 8%

Não sabe – 6%

Os candidatos Ana Luiza (PSTU), , Anaí Caproni (PCO), Eymael (PSDC) e Miguel (PPL) foram citados mas não atingiram 1%.

A pesquisa foi realizada nos dias 2 e 3 de outubro. Foram entrevistadas 2.099 pessoas na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01536/2012.

Veja os números do Datafolha, considerando os votos válidos:

Celso Russomanno (PRB) – 29% dos votos válidos

José Serra (PSDB) – 27%

Fernando Haddad (PT) – 22%

Gabriel Chalita (PMDB) – 13%

Soninha (PPS) – 5%

Ana Luiza (PSTU) – 1%

Carlos Giannazi (PSOL) – 1%

Paulinho da Força (PDT) – 1%

Levy Fidelix (PRTB) – 1%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

 

Pesquisas estimuladas anteriores

A primeira pesquisa do Datafolha foi divulgada em 21 de julho e registrou os seguintes resultados: José Serra com 30%; Celso Russomanno (26%); Fernando Haddad e Soninha (7%); Gabriel Chalita (6%); Paulinho da Força (5%); Ana Luiza (1%); Carlos Giannazi (1%); Levy Fidelix (1%), Miguel, Eymael e Anaí Caproni não pontuaram.

Na segunda pesquisa, divulgada em 21 de agosto, o resultado foi: Celso Russomanno (31%), José Serra (27%), Fernando Haddad (8%), Gabriel Chalita (6%), Soninha (5%), Paulinho da Força (4%) e Ana Luiza (1%); Carlos Giannazi, Levy Fidelix, Miguel, Eymael e Anaí Caproni não pontuaram.

Na terceira pesquisa, divulgada em 31 de agosto, o resultado foi: Celso Russomanno (31%), José Serra (22%), Fernando Haddad (14%), Gabriel Chalita (7%), Soninha (4%), Paulinho da Força (2%) e Ana Luiza(1%) e Carlos Giannazi (1%); Miguel, Eymael, Anaí Caproni e Levy Fidelix não pontuaram.

Na quarta pesquisa, divulgada em 5 de setembro, o resultado foi: Celso Russomanno (35%), José Serra (21%), Fernando Haddad (16%), Gabriel Chalita (7%), Soninha (5%), Paulinho da Força (1%). A intenção de voto nos demais candidatos e o número de eleitores que declararam voto branco ou nulo ou não responderam não foram divulgados.

 

Na quinta pesquisa, divulgada em 12 de setembro, o resultado foi: Celso Russomanno (32%), José Serra (20%), Fernando Haddad (17%), Gabriel Chalita (8%), Soninha (5%), Paulinho da Força (1%) e Carlos Giannazi (1%); Levy Fidelix, Anaí Caproni, Eymael, Miguel e Ana Luiza foram citados mas não atingiram 1%.

Na sexta pesquisa, divulgada em 20 de setembro, o resultado foi: Celso Russomanno (35%), José Serra (21%), Fernando Haddad (15%), Gabriel Chalita (8%), Soninha (4%), Paulinho da Força (1%), Carlos Giannazi (1%) e Ana Luiza (1%); Levy Fidelix, Anaí Caproni, Eymael, Miguel foram citados mas não atingiram 1%.

 

Na sétima pesquisa, divulgada em 27 de setembro, o resultado foi: Celso Russomanno (30%), José Serra (22%), Fernando Haddad (18%), Gabriel Chalita (9%), Soninha (4%), Paulinho da Força (1%), Carlos Giannazi (1%) e Ana Luiza (1%); Levy Fidelix, Anaí Caproni, Eymael, Miguel foram citados mas não atingiram 1%.

Segundo turno

O Datafolha também simulou o segundo turno com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa. Russomanno venceria se disputasse contra Serra ou Haddad, e Haddad venceria Serra. Os resultados dos três cenários foram:

- Russomanno 47% x 35% Serra

- Russomanno 45% x 36% Haddad

- Haddad 44% x 39% Serra

Rejeição

O Datafolha perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Serra foi o mais citado, com índice de rejeição de 45%. Russomanno tem 26% e Haddad, 25%. Na sequência aparecem Paulinho da Força (22%), Soninha (22%), Levy Fidelix (22%), Eymael (19%), Ana Luiza (16%), Miguel (15%), Chalita (15%), Anaí Caproni (14%) e Carlos Giannazi (13%).

Para ler mais notícias das eleições na cidade de São Paulo, clique em

http://g1.globo.com/sp/sao-paulo/cidade/sao-paulo.html#eleicoes.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. D’Urso foi convidado para ser vice de Haddad
  2. Partidos prometem ir à Justiça contra participação de Lula e Haddad no programa do Ratinho
  3. Rodoanel: ex-diretor diz que foi pressionado a dar dinheiro a Serra
  4. Mulher que denunciou execução se diz traída pela Corregedoria, diz jornal
  5. Régis Bittencourt tem 12 km de lentidão no sentido Sul do país

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *