28
outubro
2010
12:34

Secretaria Municipal de Transportes monta operação especial de trânsito e transporte para o GP Brasil de Fórmula 1

Começa na próxima semana a Operação Especial de Trânsito e Transporte para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontece nos dias 6 e 7 de novembro, no Autódromo de Interlagos José Carlos Pacce.

 

A operação, considerada uma das melhores do mundo pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), vai possibilitar o acesso de 150 mil pessoas ao Autódromo de Interlagos, sendo 80 mil concentradas no domingo (07/11), dia da prova. Metade desse público deve chegar em automóveis próprios e o restante, por meio de transporte coletivo (ônibus municipais, trens e ônibus fretados).

 

A operação e o monitoramento do trânsito serão realizados por 1.310 técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET em 384 viaturas. A fiscalização será realizada por um efetivo de 380 policiais do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) em 330 viaturas.  

A operação Interlagos 2010

 

Transporte Público

Para os usuários que forem assistir aos treinos e a corrida de Fórmula 1, a SPTrans oferece Linhas de Ônibus Especiais para facilitar o acesso ao Autódromo de Interlagos. 

Os ônibus partirão de  sete miniterminais: Shopping SP Market, Metrô Jabaquara, Metrô República, Shopping Interlagos, Aeroporto de São Paulo/Congonhas, Praça da República e Avenida Paulista (em frente à Estação Trianon/Masp do Metrô) direto para o Autódromo de Interlagos. As linhas são expressas, seguindo ao Autódromo sem paradas no percurso. No entorno do Autódromo, haverá quatro paradas programadas que atenderão os portões de acesso.

Para esse trabalho, serão disponibilizados 350 veículos novos e acessíveis, que serão acompanhados por fiscais e monitorados por satélite. A operação é coordenada e supervisionada por profissionais de fiscalização da SPTrans. 

Essas linhas terão uma tarifa especial fixada em R$ 15,00 (ida e volta) ou R$ 10,00 (somente ida ou volta). O bilhete poderá ser adquirido em qualquer um dos pontos de embarque. Não haverá venda antecipada. A expectativa da SPTrans é de transportar cerca de 20 mil passageiros nos dois dias da Operação Especial.

Além dos ônibus acessíveis nas linhas expressas, a SPTrans oferece transporte gratuito às pessoas com deficiência. O serviço ATENDE, que opera com vans adaptadas para cadeiras de rodas, estará disponível nos  sete miniterminais e seguirá os mesmos horários e itinerários dos ônibus.  

Horário de funcionamento:

O Operação Entrada – Pontos de embarque

Miniterminais

Horários 

Sábado 06/11/10

(Treino Oficial)

Domingo 07/11/10

(GP Brasil F1) 

Expresso República

06h00 às 13h00 

Expresso Trianon-Masp 

Expresso Jabaquara 

Expresso Aeroporto 

Expresso República 

Expresso Shopping Interlagos 

Expresso Shopping SP Market

O Operação Saída – Pontos de embarque

Destino

Entorno do Autódromo

Horários 

Sábado 06/11/10

(Treino Oficial)

Domingo 07/11/10

(GP Brasil F1) 

Expresso República

Com paradas para desembarque:

· Shopping Interlagos

· Aeroporto de Congonhas

· Trianon-Masp

· Av. Feliciano Correa

· Av. Interlagos

15h00 às 17h00 

15h00 às 17h30 

Expresso Shopping SP Market

· Av. Jacinto Júlio

· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av. Interlagos 

Expresso Jabaquara

· Av. Jacinto Júlio

· Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval x Av. Rio Bonito

Bolsões para Ônibus Fretados

Os estacionamentos para os ônibus fretados funcionarão nos dias de treino oficial e corrida nos seguintes locais:

    Avenida José Carlos Pace e Avenida Mahatma Gandhi, com acesso somente pela Ponte do Socorro, Avenida Robert Kennedy e Avenida Berta Waitman

    Rua Quinto L. Colato e Rua Djalma Pessolato, com acessos pela Ponte Vitorino Goulart da Silva e Avenida Robert Kennedy 

A previsão é de que, ao longo do final de semana, cerca de 3 mil ônibus fretados cheguem à região.

Trem

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contará com operação especial na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), diminuindo os intervalos entre os trens. A estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, está localizada a apenas 600 metros do setor G do Autódromo, cerca de nove minutos de caminhada.

O caminho a ser percorrido pelos pedestres, da estação Autódromo até os portões de acessos é o seguinte:-

-          Sair da estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, seguir pela direita até a Praça Automóvel Club Paulista, virar a esquerda na Avenida Feliciano Correia e seguir em frente até o fim e estará no portão G.

-          Para os demais portões, os pedestres deverão seguir a esquerda pela Avenida Jacinto Julio. 

Bolsões para Táxi

O Departamento de Transportes Públicos (DTP) credenciou 3.500 táxis para prestar atendimento na região do Autódromo. Os taxistas receberam credencial contendo o número do protocolo de cadastramento para fixação no pára-brisa do veículo, permitindo a identificação pelo usuário. 

Este ano, os bolsões de estacionamento também serão utilizados como ponto de embarque, agilizando a operação. Assim, os táxis podem ser encontrados em nove pontos, três a mais do que no ano passado, com áreas de embarque e desembarque, devidamente identificadas e sinalizadas para facilitar a localização dos motoristas e passageiros.

Veja abaixo os endereços dos pontos:

    Bolsão A: Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, entre a Avenida do Rio Bonito e a Rua Antônio da Costa Dias

    Bolsão B: Avenida Interlagos, entre a Praça Moscou e a Praça Batista Botelho

    Bolsão C: Avenida Feliciano Correia, entre as ruas Pedro Santa Lúcia e Irineu Correia da Silva

    Bolsão D: Avenida Rubens Montanaro de Borba, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Juan Gonzáles Vila

    Bolsão E (para atendimento exclusivo da Categoria Especial, em atendimento de chamada via rádio): Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, entre a Avenida Interlagos e a Rua Arnaldo Magnicaro

    Bolsão F: Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Jundiazinho

    Bolsão G: Rua Celso Lara Barberis, entre a Avenida Jacinto Júlio e a Rua Arthur Nascimento Júnior

    Bolsão H: Rua Jaquirana, entre as avenidas Interlagos e Senador Teotônio Vilela

    Bolsão I: Avenida Interlagos, entre a Praça Enzo Ferrari e a Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval 

Central de Operações

Durante o final de semana do Grande Prêmio, o monitoramento do trânsito da cidade será feito a partir da Central de Operações construída junto ao Autódromo. Lá foram montadas 6 bases operacionais, central de informática e central de telecomunicações.  

Para realizar as mudanças de trânsito necessárias, tais como inversão do sentido de vias, operação manual de semáforos e instalação de sinalização, a CET mobilizará 1.310 agentes de trânsito, 384 viaturas e 16 guinchos. 

As alterações serão comunicadas ao público por meio de 1.000 placas instaladas exclusivamente para o evento, faixas e banners. Também serão utilizados 1.600 cavaletes, 800 cones e 200 rolos de fita para sinalização.

Operação de Trânsito

Durante a Operação Interlagos 2010, a CET contará com:

6 Bases Operacionais, assim localizadas:

  Central de Gerenciamento localizada na Praça Enzo Ferrari, em frente ao Portão A do Autódromo de Interlagos

  Avenida Nações Unidas, próximo à Avenida Interlagos

  Rua Mahatma Gandhi, próximo à Avenida Interlagos

  Av. Rubens Montanaro de Borba, próximo à Rua Maria Adelina de França Whitaker

  Praça Nicolau Aranha Pacheco

  Avenida Ucrânia, próxima à Praça Natividade Simões de França 

Para oferecer um bom nível de fluidez e segurança de trânsito será ativado o esquema operacional de reforço na área de influência do Autódromo de Interlagos, com atividades básicas de operação manual de semáforos, canalizações de tráfego, orientação aos motoristas e fiscalização. 

Sábado – 06/11

OPERAÇÃO ENTRADA

A partir das 05h00 serão montados bloqueios fixos na Avenida Interlagos, entre a Avenida das Nações Unidas e a Praça Moscou, com o objetivo de isolar totalmente as vias de chegada e saída da Avenida Interlagos. O acesso dos moradores com residência ao longo das ruas à direita da Avenida Interlagos (sentido Bairro) deverá ser feito pela Avenida Robert Kennedy e Avenida do Rio Bonito. Já os moradores com residências ao longo das ruas à esquerda da Avenida Interlagos e lado direito da Avenida do Jangadeiro (lado oposto ao Autódromo) deverão utilizar a Rua Miguel Yunes e a Ponte Vitorino Goulart da Silva. 

A Avenida Interlagos, no trecho entre a Avenida João Paulo da Silva e a Praça Moscou, terá sentido único de circulação em direção ao bairro. Assim, os ônibus das linhas que servem a região com destino ao Centro serão desviados no cruzamento da Avenida Senador Teotônio Vilela com a Rua Padre José Garzotti, seguindo pela Rua Juan Gonzales Vila, Rua Mangaratiba, Rua Suape, Av. Jacinto Julio até a Avenida João Paulo da Silva, retornando para a Avenida Interlagos. 

A SPTrans estará implementando itinerário especial para o atendimento da Av. Rio Bonito. Esses ônibus acessarão pela  faixa da direita da Avenida Robert Kennedy a Praça Nicolau Aranha Pacheco seguindo pela Avenida Inácio Cunha Leme, Av. Antonio Barbosa da Silva Sandoval e Av. do Rio Bonito, retornando ao itinerário normal. 

Também será implantada mão única de direção na Avenida do Jangadeiro, Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva, no sentido Bairro/Centro. 

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e Avenida Interlagos, será bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local. 

A Ponte Vitorino Goulart da Silva terá sentido duplo de circulação para o acesso dos bairros Cidade Dutra e Grajaú, e os Portões Z, G, S, V, K, F, R, E, H e N do Autódromo. 

O acesso de veículos aos Portões 7 e 8 do Autódromo será feito pela faixa adicional do contra fluxo da Avenida Interlagos, ou seja, pela pista Bairro/Centro, com acesso junto a Avenida João Paulo da Silva e Avenida Rio Bonito. 

OPERAÇÃO SAÍDA

As áreas de bloqueio permanecerão ativadas. As Pontes Jurubatuba e Vitorino Goulart da Silva e a Rua Miguel Yunes serão operacionalizadas com sentido duplo de circulação. 

A Avenida Jacinto Júlio, Rua Manoel de Teffé e Avenida João Paulo da Silva manterão o sentido único também em direção ao Centro. 

DOMINGO – 07/11
OPERAÇÃO ENTRADA

A partir da 00h00, a Avenida Interlagos (entre a Rua João Paulo da Silva e a Praça Batista Botelho) terá sentido único de circulação em direção ao bairro. A pista da Avenida Interlagos, junto ao Autódromo, no trecho entre a Avenida Senador Teotônio Vilela e a Rua Adib Casseb, será dividida com cones e cavaletes, em três faixas assim destinadas: 

  • Faixa n.º 1 (junto ao passeio): destinada a aumentar a segurança e capacidade de circulação de pedestres;
  • Faixa n.º 2 (central): destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS);
  • Faixa n.º 3 (junto ao canteiro central da avenida): destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada nos Portões 7 e 8 do Autódromo. 

Na mesma pista da Avenida Interlagos, no trecho entre a Rua Adib Casseb e a Avenida João Paulo da Silva, também será dividida da seguinte maneira: 

  • Faixas n.º 1 e 2 (junto ao passeio e central): destinada ao atendimento de eventuais emergências (SOS);
  • Faixa n.º 3 (junto ao canteiro central da avenida): destinada à circulação de veículos com credenciais para entrada no Portão 7/8 do Autódromo. 

A circulação na Av. Interlagos, sentido centro, no trecho entre Av. João Paulo da Silva e a Avenida das Nações Unidas, permanecerá inalterada. 

A Avenida Senador Teotônio Vilela, entre a Avenida do Jangadeiro e a Avenida Interlagos, estará bloqueada ao trânsito devido à grande quantidade de pedestres que circula pelo local. 

A Ponte Vitorino Goulart da Silva permanecerá com sentido duplo de circulação. 

Os veículos provenientes da Avenida Senador Teotônio Vilela, com destino ao centro, poderão utilizar: 

Avenida Robert Kennedy e Ponte do Socorro. 

Avenida Pres. João Goulart, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva, Ponte Vitorino Goulart da Silva. 

Avenida Aurélio Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Avenida Lourenço Cabreira, Avenida Gregório Bezerra, Avenida Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva. 

OPERAÇÃO SAÍDA

Para a operação saída, logo após o início da corrida, será implantado sentido único de direção para o Centro na:

 Avenida Interlagos, entre a Avenida do Jangadeiro e a Avenida das Nações Unidas;

  • Avenida das Nações Unidas, entre a Avenida Interlagos e a Ponte Transamérica. 

Para os veículos que se dirigem para a região de Interlagos, os acessos se darão através da:

  • Ponte João Dias, Marginal Pinheiros adentrando na Avenida Guido Caloi, Guarapiranga e Avenida Robert Kennedy;
  • Avenida Washington Luis, Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy;
  • Av. Nossa Senhora do Sabará, Rua Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart, Av. Jair Ribeiro da Silva, Av. Lourenço Cabreira e Av. Pres. João Goulart.
     

Áreas de Estacionamento para Veículos de Passeio

Nas proximidades do Autódromo foram destinadas duas áreas para estacionamento de veículos de passeio, todas devidamente identificadas para facilitar a localização por parte dos motoristas. A CET reservou duas áreas para estacionamento de carros, com capacidade para cerca de 27 mil veículos. 

®    Área para estacionamento na região entre a Avenida Robert Kennedy e a Avenida Interlagos: com capacidade para 9 mil veículos, tem acesso somente pela Ponte do Socorro e Avenida Robert Kennedy.

®    Área para estacionamento na região entre a Avenida Jair Ribeiro da Silva e a Avenida Interlagos: com capacidade para 16 mil veículos, tem acesso pela Ponte Jurubatuba, Avenida Interlagos e Praça Batista Botelho. 

Apesar de o estacionamento estar liberado nessas áreas, as regras gerais de trânsito devem ser estritamente respeitadas (não estacionar próximo às esquinas, defronte a guias rebaixadas ou em locais proibidos), evitando transtornos ao fluxo de passagem e aos moradores da região, bem como multas.
 

Cadastramento de moradores

A Operação Interlagos 2010 efetivamente foi iniciada com o cadastramento dos moradores do entorno do Autódromo, avisando-os sobre a restrição de tráfego na região nos dias de treino e da corrida e informando sobre a necessidade de cadastramento dos veículos para livre acesso. 

Para obter o adesivo de trânsito livre para o veículo, o morador deve comparecer ao posto da CET – localizado na Praça Enzo Ferrari (em frente ao portão A do autódromo) – munido de Cédula de Identidade (RG), comprovante de residência de 2010 (conta de água, luz ou telefone) e documento original do veículo a ser cadastrado. O atendimento será realizado até o dia 5 de novembro, das 9h30 às 21 horas, inclusive no final de semana e no feriado. 

O adesivo de “Autorização de Acesso” – que identifica os veículos daqueles que residem no entorno do Autódromo e terão acesso à zona restrita – é confeccionado em material de segurança que impede que ele seja transferido para outro veículo, já que ele se rasga ao ser retirado do vidro. 


Recomendações ao Público

  • Procurar conhecer antes o melhor itinerário para o Autódromo;
  • Se possível, deixar o carro em casa e usar, preferencialmente, o transporte público;
  • Respeitar rigorosamente a sinalização e as regras de trânsito (a não obediência acarretará multa);
  • Atentar que, na saída da corrida, haverá alteração de circulação nos grandes corredores;
  • Observar a sinalização e a orientação dos técnicos da CET e da Polícia Militar;
  • Permanecer nos locais reservados de estacionamento se o trânsito estiver crítico;
  • Em caso de acidente sem vítima, desobstruir a pista ou sinalizá-la convenientemente até a chegada da CET ou Polícia Militar. Informar a CET pelo telefone 1188 - Fale com a CET;
  • Ao parar o veículo para pedir informação, evitar interromper o fluxo do trânsito;
  • Não existirão vagas de estacionamento em frente ao Autódromo.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. CET monta esquema especial de trânsito para as eleições 2010
  2. DTP credencia 3.500 taxistas para o GP Brasil de Fórmula 1
  3. CET monitora trânsito para “Tour do Brasil Volta Ciclística do Estado de São Paulo”
  4. Transporte público implanta esquema especial para início do horário de verão
  5. DTP iniciou credenciamento de 3.500 taxistas para a Fórmula 1

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *