27
agosto
2014
21:57

Setembro Vermelho: mês de conscientização sobre doenças cardiovasculares

 

Instituto Lado a Lado Pela Vida

A cada minuto morre uma pessoa vítima de doenças cardiovasculares no mundo. As chamadas DCVs foram responsáveis por 30% de todas as mortes em 2010, comparados com 25% em 1990, de acordo com o estudo sobre a Carga Global da Doença feito pela Organização Mundial da Saúde, publicado no início deste ano. Estas doenças geram um custo de mais de US$ 850 bilhões. No Brasil, o quadro não é diferente: 33% dos óbitos no País são ligados ao coração.

 

Pensando em reverter esta alarmante estatística, o Instituto Lado a Lado Pela Vida lançou, em 2014, o portal e campanha nacional “Siga Seu Coração e Tome Uma Atitude”. Agora, em setembro, a entidade lança o movimento “Setembro Vermelho”, de conscientização sobre as doenças cardiovasculares. O mês foi escolhido pois no dia 29 é comemorado o Dia Mundial do Coração. O objetivo é que, por meio dos conteúdos informativos e ativações em empresas e locais de grande circulação de pessoas, a população tenha acesso a como evitar o desenvolvimento das doenças do coração, quais são os principais fatores de risco e como mudar hábitos do dia a dia para levar uma vida mais saudável.

 

“Criar uma campanha para atuar na prevenção das doenças do coração é muito importante, pois a população, com informação, pode mudar seu modo de vida, multiplicar este conhecimento e salvar muitas vidas”, ressalta Marlene Oliveira, presidente do Instituto.

 

Apesar do reconhecimento deste problema, os fatores de risco para tais doenças estão presentes no cotidiano da população, como a obesidade, o tabagismo, o consumo excessivo de sal e sódio, o estresse e o aumento ou crescimento de casos de pressão alta.

 

Diversas pesquisas feitas em países desenvolvidos atribuem entre 50% e 60% da melhoria na mortalidade resultante de doença cardíaca coronariana nas últimas décadas à redução dos fatores de risco através de métodos básicos de prevenção, tais como reduzir o tabagismo ou mudar a dieta.
Algumas ações da Campanha

 

· Distribuição de material informativo nos pedágios da CCR – Nova Dutra: durante todo o mês de setembro

 

· Iluminação do Cristo Redentor de Vermelho: iluminado no dia 29/9

 

· Iluminação dos Hospitais São Joaquim e São José, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, durante todo o mês de setembro

 

· Palestras sobre doenças cardiovasculares abertas à população no Hospital Beneficência Portuguesa.

 

· Lançamento da Cartilha Siga Seu Coração: a cartilha traz importantes informações sobre doenças cardiovasculares e será distribuída ao público.

 

· Ação dentro do Projeto Estrada para a Saúde com mutirões de saúde nas estradas (medição de glicemia, pressão e palestras sobre saúde)

 

· Ação no Mackenzie, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, para esclarecimento da população da região de Higienópolis (SP)

 

· Ação e iluminação do Arena Fonte Nova pelo Campeonato Brasileiro: haverá intervenção no campo com faixas durante o jogo Bahia x Coritiba 7/9 (domingo)

 

· Ação no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro: haverá intervenção no campo com faixas durante o jogo Palmeiras x Flamengo 14/9 (domingo)

· Palestras em empresas

 

Informações:

Leandro Andrade (11) 5096-0439
www.facebook.com/4pressnews

 

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Mutirão de testes de HIV terá plantão neste fim de semana
  2. SWU realiza mais uma ação para conscientizar a população sobre o problema das bitucas
  3. Programação de Obras da Autopista Fernão Dias – 27 de setembro a 1º de outubro
  4. Foto mostra atirador com barba comprida, um mês antes de ataques
  5. Ciclocidade serve café da manhã para ciclistas no Dia Mundial Sem Carro

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *