06
dezembro
2011
23:34

SMT implanta na próxima segunda-feira (12) restrição ao trânsito de caminhões na Marginal Tietê e vias do Minianel

Foto: Sérgio Castro/Agência Estado

As autuações começam em meados de janeiro de 2012

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) vai implantar nesta segunda-feira (12) nova regulamentação para o trânsito de caminhões em algumas vias do Município. A partir desta data, caminhões serão proibidos de transitar entre 4h e 10h e entre 16h e 22h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 10h às 14h, exceto feriados. Nesta primeira etapa a ação terá um caráter educativo e, a partir de meados de janeiro de 2012, a CET começará a autuar as novas regulamentações. 

A proibição vale para a Marginal Tietê, entre as pontes Aricanduva e Rodovia dos Bandeirantes, as avenidas Salim Farah Maluf, Prof. Luis Ignácio de Anhaia Melo, Tancredo Neves, Presidente Wilson, Avenida do Estado, Paes de Barros, Ermano Marchetti, Marquês de São Vicente e Rua das Juntas Provisórias. A medida tem como principal objetivo melhorar a fluidez do tráfego, diminuir os riscos de acidentes e garantir a segurança e a mobilidade dos usuários da via.

Com a restrição ao trânsito dos caminhões, a CET espera um aumento de até 20% na velocidade média dos veículos que circulam na Marginal Tietê. Por ser a principal via da cidade, com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, a Marginal Tietê também é que a que concentra o maior volume de veículos, com 1,2 milhão de viagens por dia. Por ela circulam, diariamente, 350 mil veículos, sendo 75 mil caminhões e 36 mil motos.

A implantação dessas restrições faz parte de um conjunto de medidas que a atual administração tem implantado com o objetivo de reduzir as ocorrências envolvendo caminhões que geram interferências no sistema viário principal nos horários mais críticos. Estudos realizados por técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego apontaram a necessidade de ampliação da proibição do trânsito de caminhões já existentes. Serão implantadas aproximadamente 2.000 placas de sinalização de regulamentação em 500 suportes nestas vias.

Fiscalização

Nesta primeira fase da operação não serão aplicadas multas. Os agentes de trânsito da CET vão orientar os motoristas sobre as novas medidas de restrição que serão fiscalizadas a partir de meados de janeiro pelos agentes de trânsito da Companhia e pelos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares fixos), dotados de Leitores Automáticos de Placas (LAP).

Serão considerados irregulares e passíveis de autuação por transitar em local e horário não permitidos, os veículos que não estiverem devidamente cadastrados. A multa é de R$ 85,12, infração média, quatro pontos na carteira de habilitação.

Os horários de liberação dos caminhões considerados excepcionalidades estão previstos conforme tabela abaixo:

Por período integral:

· VUC;

· urgência;

· socorro mecânico de emergência;

· cobertura jornalística;

· obras e serviços de emergência;

· correios;

· acesso a estacionamento próprio;

· sinalização de trânsito emergencial.

Das 4h às 10h:

· concretagem e concretagem-bomba;

· remoção de terra em obras civis;

· feiras livres;

· mudança;

· coleta de lixo.

· transporte de produtos alimentícios perecíveis.

Das 16h às 20h:

· transporte de valores.

Todos os caminhões excepcionados da restrição deverão estar devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes – SMT, de acordo com o art. 7º do Decreto nº 48.338 de 10 de maio de 2007. O cadastramento dos caminhões excepcionados poderá ser feito no seguinte endereço: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/.

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. SMT amplia horário de restrição ao trânsito de caminhões na Marginal Pinheiros
  2. Marginal Tietê pode ter restrição a caminhões neste ano, diz secretário
  3. SMT suspende rodízio na segunda-feira, dia 11
  4. CET inicia fiscalização de caminhões em vias do Morumbi
  5. SMT suspende rodízio na segunda-feira, dia 1º

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *