23
setembro
2010
18:09

SWU realiza mais uma ação para conscientizar a população sobre o problema das bitucas

O SWU – Começa com você, movimento de conscientização em prol da sustentabilidade inédito no Brasil, e educadores do grupo Recicleiros farão uma blitz, amanhã, no baixo Augusta (região da Rua Augusta, próxima ao centro, com grande concentração de bares e casas noturnas).  Eles verificarão o destino dos cigarros dispensados pelas pessoas e instruirão sobre a importância da utilização de lixos específicos para esse material.  Também distribuirão porta-bitucas (cinzeiros portáteis) feitos de PET reciclado.

A ação tem apoio do Setembro Verde, da Matilha Cultural, que no mesmo dia vai levar a ocupação “Vaga Viva” para a região. A partir das 22h, dez vagas de estacionamento de carros localizadas em quatro pontos da R. Augusta (entre a R. Fernando de Albuquerque e altura do número 609) serão transformadas, temporariamente, em áreas de convivência para pessoas.

Informações sobre as bitucas (fonte: Recicleiros):

  • Todos os anos são consumidos 140 bilhões de cigarros pelos brasileiros no mercado legal. Grande parte das bitucas resultantes desse consumo vai parar na natureza.
  • Uma bituca contém mais de 700 substâncias tóxicas e pode contaminar 40 litros de água.
  • O tempo de decomposição de uma bituca é de 3 a 5 anos. O grande problema é que antes deste tempo ser completado, muitos animais acabam comendo a bituca, acreditando ser algum alimento. Não é raro encontrar peixes e aves com bitucas no estômago.
  • Outro grande problema é o enorme gasto que as bitucas, junto com outros tipos de microlixo (papel de balas, chicletes, flyers de propaganda, etc) acabam gerando nos cofres públicos com a limpeza urbana. 

  Dia: 24/09 (sexta)

  Horário: 22h00 as 02h00

  Ponto de encontro da ação Blitz Bituca: Rua Augusta, 591 (em  frente o Studio SP). 

Sobre o movimento

O SWU – Começa com você (www.swu.com.br e @SWUbrasil) é um grande movimento de conscientização em prol da sustentabilidade, inédito no Brasil, idealizado pelo Grupo Totalcom, de Eduardo Fischer, em parceria com a The Groove Concept, com realização da TOD (Total on Demand) e consultoria da Visão Sustentável. Uma iniciativa que aponta caminhos para que todas as pessoas que querem ajudar a construir um mundo sustentável comecem a agir. Movimento que, entre diversas ações programadas, conta com o SWU Music and Arts Festival, para celebrar o engajamento de todos. O festival ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de outubro, em Itu, São Paulo. Serão três dias de muita música, exposições de arte, workshops e um fórum de sustentabilidade. 

Sobre o Setembro Verde:

A Matilha Cultural preparou, para o mês de Setembro, uma programação cultural e um circuito de entretenimento com temas relacionados a mudanças climáticas e consumo responsável. Denominado Setembro Verde e realizado entre os dias 10 de setembro e 10 de outubro, o projeto reúne mais de 50 atrações na Matilha Cultural e em outros 20 espaços de São Paulo. Em todos os eventos, são distribuídos livretos Setembro Verde, com textos sobre consumo responsável elaborados pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV ilustrados pelas obras de Jaime Prades, em exposição na Matilha Cultural.  Confira programação completa em www.matilhacultural.com.br

Recomendo estes outros conteúdos:

  1. Na próxima segunda-feira Ipem-SP participa do 13º MotoCheck-Up para orientar motociclistas sobre capacetes
  2. Procon-SP pede explicações da Eletropaulo sobre apagão no Centro

Seu email nao sera divulgado.
Campos obrigatorios marcados com *